top of page
  • by Brunelson

Radiohead: baterista escolhe as suas músicas preferidas da banda


Desde meados da década de 80, quando se apresentavam sob o nome inicial de ON A FRIDAY, o RADIOHEAD conquistou uma das jornadas mais impressionantes e seminais na história do rock.



Passando pelo período grunge no início dos anos 90, mergulhando na musicalidade eletrônica na virada do século e lançando até então o seu último e deslumbrante álbum de estúdio, "A Moon Shaped Pool" (9º disco, 2016), o grupo britânico do RADIOHEAD sempre encontrou uma maneira de manter o seu próprio som de forma refrescante, singular e inspirador.

Depois de lançar esse último álbum de estúdio e completar a turnê mundial do mesmo, a banda embarcou no que seria o seu maior hiato na carreira sem subir aos palcos desde 2018. Desde então, os membros se dispersaram para trabalhar em seus respectivos empreendimentos solo, com o guitarrista Jonny Greenwood continuando a afirmar uma vantagem cinematográfica com as suas trilhas sonoras. Mais notavelmente, ele se reuniu com o vocalista Thom Yorke em 2020 para formarem uma nova banda, THE SMILE, um projeto paralelo que está sendo muito bem falado.

Enquanto isso, o baterista do RADIOHEAD, Philip Selway, está divulgando o seu próprio disco solo - já sendo o seu 3º álbum de estúdio.

E durante uma entrevista para o site Far Out Magazine, Selway foi questionado sobre o que ele poderia trazer à mesa numa suposta reunião com o RADIOHEAD para tratarem de novas músicas e álbum: “Indo para uma reunião do RADIOHEAD, provavelmente é melhor ir com a mente aberta e é assim que eu vou quando nos reunimos. Eu adoraria se nós – se funcionar para todos e estamos fazendo isso pelas razões certas – fizéssemos música juntos novamente de uma forma ou de outra. Além disso, não consigo lhe dizer agora, mas é uma relação musical muito importante pra mim e para todos nós. Também acho que tem sido bom reservar um tempo para outros projetos paralelos entre nós da banda”.




Embora pareça que os fãs do RADIOHEAD terão que esperar um pouco mais (anos) por notícias sólidas sobre uma reunião, Selway ofereceu uma conversa interessante sobre o brilhante catálogo da banda.

Depois de falar sobre as fantásticas sessões de gravação do álbum "In Rainbows" (7º disco, 2007), Selway foi perguntado sobre as suas músicas favoritas para tocar bateria no RADIOHEAD: “Eu amo a canção 'Bodysnatchers' do álbum 'In Rainbows', é sempre uma alegria absoluta de tocar porque você pode realmente se soltar nela”. Ele acrescentou: “Outra música desse mesmo disco, '15 Step', também é muito boa para tocar bateria”.

Afastando-se do disco "In Rainbows", Selway voltou atrás e citou o álbum "OK Computer" (3º disco, 1997), possivelmente o melhor álbum do RADIOHEAD até hoje.


O baterista concluiu: “Uma canção que não tocamos há muito tempo foi lançada no álbum 'OK Computer' e é ‘Let Down’. Eu amo tocar essa música e sempre que a ouço, é como um túnel do tempo pra mim, me levando de volta para aquele estúdio e como foi realmente gravar esta canção. Eu consigo me ver nisso muito nitidamente quando ouço essa música e posso sentir o que estava sentindo na época... E na verdade mesmo, quando tocamos esta canção nos shows, tudo isso volta à tona para mim”.


"Let Down"


"Bodysnatchers"


"15 Step"


















Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page