• by Brunelson

Thom Yorke: qual a sua música preferida do Radiohead?


O vocalista do RADIOHEAD, Thom Yorke, construiu um repertório de material sonoro que causou tanto impacto que ficará marcado na história do rock.

A banda é um dos melhores produtos de exportação da Grã-Bretanha, um grupo cuja criatividade nunca diminuiu e mesmo já terem passado décadas desde a sua chegada ao mainstream.


E com uma mistura eclética de material, há uma música que Yorke considera a sua favorita da banda, uma da qual ele mais se orgulha.

Existem inúmeras canções que Yorke poderia ter escolhido como a sua favorita e sem surpresa, ele não optou por escolher "Creep" (1º disco, "Pablo Honey", 1993), uma música sobre a qual ele tem sido vocalmente hostil nos últimos 25 anos. Provavelmente sendo a canção mais popular do RADIOHEAD, o grupo se recusou a tocá-la nos shows durante a maior parte de sua carreira.

Em vez de escolher um dos singles de grande sucesso como a sua música favorita, Yorke se manteve fiel à forma e optou por escolher um corte profundo quando questionado numa entrevista anterior ao programa The Culture Show, do canal britânico da BBC.


O vocalista não hesitou um segundo ao responder que a sua música preferida do RADIOHEAD é "How to Disappear Completely" (4º disco, "Kid A", 2000).

O entrevistador, então, perguntou a Yorke por que ele tem essa música tão querida em seu coração e sua resposta é adequadamente comovente: "Porque eu acho que é a coisa mais linda que já fizemos", disse ele.

Yorke revelou anteriormente como a inspiração para esta canção se originou de uma conversa comovente que ele compartilhou com o amigo e vocalista do R.E.M, Michael Stipe.


* Radiohead: qual o álbum que mudou a vida do vocalista da banda?

O vocalista do RADIOHEAD havia dito: “Essa música é sobre todo o período de tempo em que a turnê e o álbum 'OK Computer' estavam acontecendo (3º disco, 1997). Fomos o headliner no Glastonbury Festival e nos demais festivais europeus, quando algo estalou dentro de mim. Eu apenas disse: 'É isso. Não aguento mais!' E mais de 01 ano depois, ainda estávamos na estrada, sabe? Eu não tive tempo para resolver as minhas coisas e as letras da canção 'How to Disappear Completely' veio de algo que Michael Stipe me disse. Telefonei pra ele um dia e disse: ‘Não consigo lidar com isso’. E ele me respondeu: ‘Feche as venezianas das suas janelas e continue dizendo a si mesmo: ‘Eu não estou aqui e isso não está acontecendo’”.

Yorke continuou: “Acabei pegando no sono e sonhei que estava flutuando e não havia nada que pudesse fazer. Eu estava voando pelas colinas da Irlanda e realmente estava sonhando... A música inteira é a minha experiência de realmente flutuar pelo céu”.

A música levou anos para o RADIOHEAD a aperfeiçoar, com a primeira tentativa de letras remontando a 1997, onde as primeiras versões desta canção foram tocadas em passagens de som daquela turnê.

A música "How to Disappear Completely" atua como uma anomalia no disco "Kid A", pois é a única canção nascida na era do álbum "OK Computer".


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques