top of page
  • by Brunelson

Radiohead: qual a música que o vocalista Thom Yorke escreveu para o seu filho?


"Hail to The Thief", o 6º álbum de estúdio do RADIOHEAD lançado em 2003, seguiu as experimentações eletrônicas dos seus discos anteriores, porém, combinando música eletrônica com instrumentação de rock mais convencional.

E embora as letras do vocalista Thom Yorke sempre tenham se preocupado com a política, o álbum "Hail to The Thief" é indiscutivelmente o trabalho mais político da banda até hoje.

Durante a gravação desse disco, Yorke inspirou-se principalmente nos acontecimentos mundiais e na política da época, como a presidência americana de George W. Bush e a Guerra ao Terror.


Yorke havia dito uma vez para a revista Rolling Stone sobre as letras que escreveu para esse disco: “As minhas letras haviam se tornado o pano de fundo dos nossos álbuns, com o contexto emocional dessas palavras sendo removidos. O que eu estava fazendo era trazê-las de volta, mas mesmo que eu tentasse escrever nada político, qualquer coisa que expressasse o terror profundo com o qual estávamos vivendo no dia a dia acabaria caindo neste assunto".

O músico decidiu simplificar os temas políticos desse álbum pegando frases de contos de fadas e programas infantis de televisão, usando-as como alegorias para o seu comentário social.

Na época, a esposa de Yorke deu à luz ao primeiro filho do casal em 2001, chamado Noah, que alterou a visão de mundo de Yorke. Temendo como o estado do mundo afetaria as gerações futuras, Yorke canalizou as suas ansiedades nas letras do álbum "Hail to The Thief".

Após as músicas explosivas de abertura do disco, "2+2=5" e "Sit Down Stand Up", o álbum suaviza o seu ritmo com a canção "Sail to The Moon" logo na sequência. É uma música inspirada numa canção de ninar girando em torno de uma levada ao piano que muda de compasso, com Yorke apresentando (como sempre) uma performance vocal impressionante.

O 1º verso da canção faz alusão às decisões precipitadas dos governos por meio de imagens infantis, referindo-se à invasão a territórios por outros países: “Naveguei na lua / Falei cedo demais / E quanto custou?”


No 2º verso, Yorke se dirige ao seu filho, fazendo referências à história bíblica da Arca de Noé (Noah em inglês): “Talvez você seja presidente / Mas saiba o certo do errado / Ou no dilúvio você construirá uma Arca / E nos navegará para a lua".

Assim, Yorke imaginou o potencial que a geração mais jovem possui, aconselhando-os a manter um forte senso de moralidade com essas questões que nos cercam.

O vocalista escreveu a letra da música "Sail to The Moon" em apenas 05 minutos, mas a sua gravação demo original não deixou o guitarrista Jonny Greenwood impressionado. No final de sua entrevista, Yorke disse que o RADIOHEAD retrabalhou toda a canção, levando Greenwood a afirmar que é "praticamente a melhor música do álbum 'Hail to The Thief'".


"Sail to The Moon"












Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page