top of page
  • by Brunelson

Radiohead: a música da banda que o vocalista disse que "não é ruim, é muito ruim"


Os 05 membros do RADIOHEAD coagularam-se nos corredores obscuros da Abingdon School, Oxfordshire, um estabelecimento conhecido por seus ilustres ex-alunos educados por uma atmosfera dickensiana opressiva.



Em 2009, durante o episódio do programa "Desert Island Discs" do radialista David Mitchell da BBC Radio, ele - que também foi aluno da mesma escola - selecionou o single de estreia do RADIOHEAD, a música "Creep", como uma das canções se tivesse que escolher para levar para uma ilha deserta.


Ao apresentá-la para tocar na rádio, Mitchell disse que "Creep" é: "Uma música brilhante, mas a letra é tão deprimente e gosto de pensar nela como a música da escola. Eu gostaria de um dia, como resposta, fazer com que todos os alunos da Abingdon School se levantassem a capela e cantassem esta canção sob um arranjo de órgão”.





Após uma reação sísmica ao single de "Creep" (1º disco, "Pablo Honey", 1993), o RADIOHEAD se reagrupou para o seu 2º álbum de estúdio, "The Bends". Lançado em 1995, esse disco veio como a primeira oferta refinada e bem equilibrada do grupo, com uma abundância de singles de sucesso e músicas mais lentas e melancólicas repletas do DNA que formaram a canção "Creep".

O álbum "The Bends" ajudou o RADIOHEAD a migrar do seu status de banda de somente "01 hit de sucesso" para se tornar um dos grupos britânicos mais importantes do planeta. Entre as suas canções, estavam hinos do rock alternativo como "Just", "My Iron Lung", "The Bends", "Fake Plastic Trees" e "Street Spirit".

Enquanto o grupo iria progredir impressionantemente quando lançaram o seu 3º álbum de estúdio em 1997, "OK Computer", e depois flertando com influências de jazz e música eletrônica nos álbuns "Kid A" (4º disco, 2000) e "Amnesiac" (5º disco, 2001), o álbum "The Bends" ainda ocupa um lugar especial nos corações dos fãs e dos próprios membros da banda.




No entanto, para o vocalista do grupo, Thom Yorke, há 01 música lançada no disco "The Bends" que a afirmação acima não se aplica. Pelo menos para Yorke, a canção "High and Dry" (uma das favoritas dos fãs) nunca lhe agradou totalmente.

Essa música foi gravada originalmente em 1993 durante as sessões de gravação do álbum "Pablo Honey" e embora não tenha sido incluída no disco de estreia, Yorke permitiu - com muita relutância - que a mesma fosse lançada no álbum "The Bends".

O ritmo cativante da guitarra e os vocais crescentes em seu refrão, simplesmente já fez acumular mais de 300 milhões de streams no Spotify até o momento, mas a popularidade nem sempre reflete qualidade para os integrantes de uma banda.

Yorke refletiu sobre essa música quando estava sendo entrevistado pela Billboard em 1996, revelando que a letra é sobre "uma garota confusa com quem eu estava saindo, mas que ela ficou maluca com ideias sobre sucesso e fracasso".

Para encerrar, Yorke arrematou sobre a canção "High and Dry": "Essa música não é ruim, é muito ruim".


"High and Dry"






















Mais Recentes
Destaques
bottom of page