• by Brunelson

Radiohead: qual música tinha sido banida pela BBC?


Poucas músicas fornecem um gemido coletivo por uma base de fãs, como o hino solitário do RADIOHEAD, a música "Creep" (1º disco, "Pablo Honey", 1993).

Esta canção transcendeu o trabalho do RADIOHEAD como artista e se tornou um marco na história do rock, revelando uma nova banda do rock alternativo ao mainstream.

Embora a música tenha amplo espaço nas rádios desde o seu lançamento até os dias de hoje, houve um tempo em que a rádio britânica da BBC a proibiu por ser um pouco expressiva demais sobre a solidão que se pode sentir. Embora seja fácil fazer uma afirmação abrangente sobre uma música que depende essencialmente da alienação, ainda parece um pouco insignificante impedir que a mesma seja exposta ao público.

Claro, somos agradecidos por todo o canal de comunicação da BBC conceder espaço e divulgação a alguns dos nossos artistas favoritos, às vezes, até estreando o seu material na referida emissora, mas mesmo assim, a BBC já baniu algumas estrelas incríveis de se acreditar - ou músicas de tal artista e banda - como David Bowie, BEATLES e SMASHING PUMPKINS. As razões pelas quais essas músicas foram banidas, geralmente dependiam de uma noção ridícula de "auto-importância", mas para o RADIOHEAD, foi uma razão ainda pior.


* Smashing Pumpkins: qual música foi proibida pela BBC nos anos 90?

A razão pela qual a canção "Creep" do RADIOHEAD foi banida da emissora, foi porque era considerada “muito deprimente”. Além de incluir a palavra "fuck", a música foi retirada do ar nas principais listas dos programas de música da TV e rádio, e a banda sofreu com isso, incapaz de encontrar o seu público de sua própria terra natal.

Mesmo assim, o poder da arte fala mais alto e o inconsciente das pessoas é a parte maior do nosso iceberg cerebral, sendo que a música "Creep" alcançou o 7º lugar no ranking do Reino Unido e efetivamente lançou a carreira do RADIOHEAD em ambos os lados do Oceano Atlântico.

O simples fato é que banir uma música porque é muito de um "tal" sentimento é realmente pífio - mesmo para a BBC - mas foi exatamente isso o que aconteceu com o RADIOHEAD com esta canção que se tornaria clássica na história do rock. Embora a banda possa ser muito mais feliz por nunca mais ter tocado essa música nos shows por muito tempo e preferindo as suas estruturas sonoras mais elevadas, foi um sucesso de venda e público e depois de muito tempo, voltaria de vez em quando ao setlist dos shows.


* 05 bandas que odiaram os seus maiores sucessos

Logo no álbum seguinte, "The Bends" (2º disco, 1995), RADIOHEAD iria lançar outra icônica música de sua discografia, "My Iron Lung", que iria falar sobre a miséria de tocar uma canção repetidamente nos shows e parecendo ser a única reconhecida no cânone da banda.


"Creep"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques