top of page

R.E.M: o contexto lírico que envolve a canção "Nightswimming"

  • by Brunelson
  • 11 de jul.
  • 5 min de leitura
ree

Vamos pintar um quadro para você. 


O ano é 1991 e o R.E.M. faz parte da cena do rock alternativo há quase 01 década. Para qualquer ato popular, ninguém tem garantia de muitos anos no centro das atenções, mas para o vocalista Michael Stipe que guiou um dos ícones do rock alternativo pela década de 80, sua fama só vinha em constante ascensão já sendo conhecido nos EUA e Europa e sendo escolhido pela revista Rolling Stone como a maior banda americana no final dos anos 80.


E chegando na década de 90, o R.E.M. viu seu alcance ser estratosférico chegando a alturas que não imaginaria chegar com os álbuns "Out of Time" (7º disco, 1991), "Automatic For The People" (8º disco, 1992) e toda sua caminhada pela nova década. E assim como acontece no desenvolvimento humano puro e natural, e junto com a fama e agendas comerciais que caem sobre um grupo de rock, muito de sua inocência pode se perder no meio do caminho, e com a canção "Nightswimming", Stipe tentou recuperar aquela energia orgânica dos primeiros dias de banda e remetendo a sua infância e adolescência.


Lançada no disco "Automatic For The People", muitos dos seus melhores momentos - neste que é um dos melhores álbuns de sua discografia e que ficou marcado na história da música em geral - são sobre fazer perguntas sobre o que acontece depois da juventude. Enquanto a maioria dos fãs de rock possuem um relacionamento quase "romântico" com os membros do "Clube dos 27" na história da música, esse disco busca explorar o resultado de passar dessa idade e se Stipe ainda tinha algo a dizer.


Na verdade, outras músicas lançadas nesse álbum como "Sweetness Follows" e "Try Not to Breathe" podem ser mais poeticamente construídas, mas a canção "Nightswimming" é a melhor por causa de quanta beleza pura é capturada em seus poucos minutos. Nenhum dos tropos comuns do R.E.M. podem ser encontrados fora da voz de Stipe, junto com uma parte de piano elegante e alguns toques orquestrais fornecidos simplesmente por John Paul Jones, baixista/tecladista do LED ZEPPELIN.


Nesse momento de sua carreira, Stipe estava convencido de que a interação do público com suas letras era uma das peças mais importantes de sua arte. A começar pelo título da música "Nightswimming" que já sugere uma viagem inocente à beira de um rio, mas ouvir Stipe descrever tudo, desde a lua baixa no céu até esquecer sua camisa na beira do rio, evoca noites com amigos quando adolescente e que ficarão para sempre gravadas em sua memória.


Mesmo que Stipe possa estar voltando para aqueles antigos redutos, ele sabe que nunca mais será o mesmo. O verso mais comovente de toda a canção é: "Essas coisas, elas vão embora / Substituídas por todos os dias", que só fica mais comovente quando você começa a envelhecer e tenta se convencer de que não era, de fato, um fio de cabelo grisalho no espelho como é agora.


No mínimo, essa música é apenas um conto emocionante sobre o sentimento de todos aqueles amigos terem ido embora do seu dia a dia. Às vezes, é apenas a passagem do tempo da vida levando você e seus amigos da infância e adolescência em direções diferentes, mas sempre com aquela esperança de que as coisas um dia se resolverão - que seja de outra forma que você nem imagina.


Afinal, até Stipe canta sobre a possibilidade de 02 luas lado a lado no céu. O pensamento de todo o universo garantindo que nem mesmo satélites naturais possam ficar sozinhos, fala da natureza humana que todos nós possuímos. Nenhum de nós quer ficar sozinho e mesmo que Stipe não saiba para quem está cantando, é como se ele estivesse estendendo a mão para ajudar qualquer um que pense que não tem muito tempo depois que aqueles dias de glória chegaram e se foram.


Tenha em mente que nem todo mundo vai ter as mesmas experiências que Stipe teve em sua vida, mas cada ouvinte sem dúvida irá se lembrar do sentimento da época em que a vida parecia muito mais simples. 


Em suma, a canção "Nightswimming" não é apenas sobre uma diversão bem-humorada. É uma versão reprimida de nostalgia por memórias que estão escondidas no fundo do seu inconsciente.


"Nightswimming"








































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page