top of page

The Who: "eu nunca gostei desta canção, pois acho as letras muito pretensiosas", disse o vocalista

  • by Brunelson
  • há 5 horas
  • 4 min de leitura

À medida que o rock and roll começou a ganhar força na década de 60, o THE WHO nutria aspirações de ir além do rock tradicional. 


E embora eles possam ter começado como qualquer outra banda, demonstrando suas influências e inspirações, o guitarrista e principal compositor do grupo, Pete Townshend, tinha uma visão clara de onde a banda poderia chegar, usando suas composições para fazer os álbuns ópera-rock mais ambiciosos do gênero, como "Tommy" (4º disco, 1969) e "Quadrophenia" (6º disco, 1973). 


Mas com o vocalista Roger Daltrey trazendo alma à música com sua voz, ele admitiu uma vez em entrevista nunca ter se apaixonado por todas as músicas que Townshend escrevia para o THE WHO.


Ao longo da carreira do grupo, Townshend ocasionalmente assumia os vocais principais quando Daltrey não conseguia cantar uma de suas músicas ou não se conectava com a emoção que estava sendo expressa naquele momento. Já no disco de estreia do THE WHO, "My Generation" (1965), Daltrey decidiu recuar quando foram gravar a canção "A Legal Matter", levando à estreia vocal de Townshend.


À medida que o resto da cena do rock inglês dos anos 60 evoluía para paisagens sonoras psicodélicas, Townshend começaria a escrever sobre aspectos mais filosóficos da vida. E junto com a parte lírica, uma canção como "I Can See For Miles" estabeleceria um padrão para o rock britânico, supostamente inspirando Paul McCartney a escrever a música "Helter Skelter" dos BEATLES.


Mas ao falar sobre a música "The Seeker" do THE WHO (lançada como single em 1970), Daltrey não mediu palavras sobre como ele não estava apaixonado por ela, relembrando em entrevista para a revista Uncut: “Eu nunca gostei da canção ‘The Seeker’. Pra mim, cantar essa música era como tentar empurrar um elefante escada acima. Eu achei isso incômodo na hora, sabe? A 1ª música da banda onde eu pensei: ‘Não, isso é muito pretensioso’”.


Instrumentalmente falando, a canção "The Seeker" pode ser uma das mais identificáveis ao THE WHO. Por outro lado, o conteúdo lírico fica um pouco mais prolixo do que a produção usual de Townshend, falando sobre encontrar algum tipo de iluminação espiritual e sabendo que ele nunca encontrará o que procura até morrer.


Esta estaria longe de ser a última vez que Daltrey se esforçaria para entender o que Townshend queria dizer com suas letras. Mesmo com suas divergências criativas, a parceria entre Townshend e Daltrey perdurou ao longo dos anos, deixando-os como os 02 titãs que lideraram a banda por décadas de grandeza no rock and roll - e ainda em atividade.


Ele pode não ter amado todas as letras das músicas que lhe pediram para cantar no THE WHO, mas Daltrey sabe que ele e Townshend tendem a trabalhar melhor juntos do que separados.


"The Seeker"






































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page