top of page
  • by Brunelson

Pete Townshend: a música do The Who que ele chamou de "desespero divino"


Não era fácil estar no THE WHO durante o auge de sua fama.

Qualquer banda de rock vem com as tentações das drogas e da indulgência, mas poucas bandas pareciam abraçar a arte da destruição como o THE WHO. Isso se manifestou no esmagamento de instrumentos que agradava ao público que os tornou uma das maiores atrações ao vivo da música, mas também nas intermináveis travessuras fora do palco do baterista Keith Moon.

Seja jogando um carro em uma piscina num hotel ou explodindo vasos sanitários com bombas de fumaça, Moon garantia que nunca houvesse um momento de tédio no THE WHO.

Porém, em 1970, o guitarrista Pete Townshend estava ficando cansado de toda aquela cena. A sua devoção aos ensinamentos do líder espiritual indiano, Maher Baba, estava em desacordo com a devassidão tradicional das estrelas do rock, algumas das quais eram praticadas pelos seus próprios companheiros de banda. No âmbito mais amplo do mundo, Townshend não conseguiu conciliar a sua espiritualidade pacífica com a sua personalidade de palco agressivamente violenta, então, ele fez a única coisa que pôde: escreveu uma música sobre isso.

“De forma bastante vaga, a canção ‘The Seeker’ era apenas uma coisa sobre o que chamo de desespero divino, ou apenas desespero, e o que isso faz às pessoas”, disse Townshend em entrevista para a revista Rolling Stone em 1970. “Isso cobre toda uma área onde o sujeito está sendo fantasticamente durão, cruelmente desagradável, incrivelmente egoísta e está machucando as pessoas, destruindo as casas das pessoas, abusando dos seus heróis, acusando todo mundo de não fazer nada por ele e ainda assim ao mesmo tempo ele está fazendo uma declaração bastante válida, de que ele não está chegando a lugar nenhum, não está fazendo nada e a única coisa da qual ele realmente pode ter certeza é de sua morte, e de que, pelo menos morto, ele conseguirá o que deseja... Assim ele pensa".

Embora Townshend deixe os detalhes abertos à interpretação, não é difícil ver as referências à intoxicação perniciosa do THE WHO enquanto eles atravessavam os EUA e o Reino Unido em turnês, deixando um rastro de destruição pelo caminho. Apenas para garantir, Townshend lança uma lista de figuras de proa da época em sua busca por significado, incluindo os BEATLES e Bob Dylan, apenas para não encontrar nenhuma resposta nesses titãs da cultura popular.

Se você quisesse, as letras da música "The Seeker" (lançada como single isolado em 1970) poderiam ser entendidas como a canção mais anti-rock star já escrita por um grupo de estrelas do rock.

E claro, assim como é o THE WHO, essa música não poderia ser outra coisa senão um número de rock pesado. Townshend até lança alguns licks e linhas de música country durante o solo de guitarra, mas quando Keith Moon e o baixista John Entwistle são a sua seção rítmica, os resultados só poderiam ser grandes e poderosos.

A música "The Seeker" é exatamente contra o que se manifesta: rock and roll emocionante, impactante e às vezes irracional, porém, o fato de Townshend ter passado uma mensagem mais atenciosa não pareceu ter sido registrada por milhões de fãs.

E ele ainda tinha outra fonte de frustração para resolver...

Apesar de ser uma das maiores bandas de rock do mundo, o THE WHO ainda estava perdendo o topo do sucesso mainstream para os seus contemporâneos. Todos os seus colegas do rock and roll dos anos 60, BEATLES, ROLLING STONES e o THE KINKS, alcançaram sucessos número 01 nos rankings, mas o THE WHO, apesar de sempre muito bem colocado e sendo tocado nas rádios regularmente, ainda continuava a sua busca pelo 1º lugar no Reino Unido e nos EUA.

Tudo isso foi coletado nas letras da canção "The Seeker", onde Townshend não estava tão entusiasmado com essa música na época: “Suponho que seja a que eu menos gosto no catálogo da banda”, ele disse para a revista Rolling Stone em outra entrevista, agora em 1971. “Foi a 1ª canção que fizemos depois do álbum 'Tommy' (4º disco, 1969) e talvez não a tenha gostado muito por ter sido gravada muitas vezes. A gravamos uma vez no meu estúdio caseiro e depois em vários estúdios, antes de lança-la como single".

O guitarrista do THE WHO finalizou: “Os resultados pareciam impressionantes. Parecia ótima no pântano infestado de mosquitos, que foi onde criei essa música, na Flórida, EUA, às 03:00hs da madrugada, bêbado demais junto com os artistas Tom Wright e John Wolff... Mas é sempre aí que o problema começa, no pântano. O crocodilo se transformou em elefante e finalmente morreria nos palcos pela Inglaterra. Acho que nem conseguimos tocar essa música em algum show nos EUA”.

Na verdade, a canção "The Seeker" esteve praticamente ausente dos shows do THE WHO durante a década de 70. Foi somente após as mortes de Keith Moon e John Entwistle que essa música faria um retorno permanente nas apresentações do grupo.


"The Seeker"


* 05 bandas que odiaram os seus maiores sucessos


* The Who: resenha do álbum "My Generation"


* The Who: resenha do disco "Live at Leeds" (1970)


* The Who: resenha no encarte do disco "Live at The Isle of Wight Festival 1970"


* The Who: dedicatória no encarte do disco "Live at The Isle of Wight Festival 1970"


* The Who: quando o guitarrista escolheu os seus 02 discos preferidos da banda


* The Who: os 02 álbuns da banda que o vocalista chamou de "temporário" e que "não era para lançar"


* Butch Vig: renomado produtor escolhe disco do The Who como o álbum definitivo que mudou a sua vida


* Eddie Vedder: quais os seus álbuns favoritos do The Who?


* The Who: o contexto que envolve a canção "I Can See For Miles"


* The Who: a história por trás da clássica canção "My Generation"


* The Who: qual a música que contou com a participação de Jimmy Page do Led Zeppelin?


* Roger Daltrey: vocalista do The Who escolhe a sua música preferida da banda


* The Who: a história por trás da clássica música "Won't Get Fooled Again"


* The Who: a origem e história por trás da música "Pinball Wizard"


* The Who: relembrando performance da canção "Heaven and Hell" no Isle of Wight Festival 1970


* The Who: Top 10 melhores músicas do guitarrista Pete Townshend


* The Who: Top 10 melhores músicas com Keith Moon na bateria


* The Who: Top 05 apresentações do baterista Keith Moon


* The Who: "foi quando ouvi a voz de Deus", disse Pete Townshend ao criar a ópera-rock "Tommy"


* The Who: qual o disco da banda que o vocalista Roger Daltrey não queria gravar?


* The Who: as origens musicais da clássica canção "Substitute"


* The Who: a história por trás da capa do álbum "Who's Next"


* The Who: a música que o baixista John Entwistle não gostava de tocar nos shows


* The Who: qual a canção da banda que ajudou a criar um dos alicerces do heavy metal?

Mais Recentes
Destaques
bottom of page