top of page
  • by Brunelson

Pete Townshend: a música que "pela minha descrença, foi gravada mesmo pelo The Who"


A banda britânica THE WHO teve um problema com os EUA. Não era nada pessoal, pelo menos não para o público americano...

O grupo havia se tornado em uma das principais bandas da cena londrina da década de 60, a chamada "Invasão Britânica", guiada pelo carro chefe que era os BEATLES, além de grupos lhe acompanhando como o ROLLING STONES, THE KINKS e outros.


Lançando discos conceituais e apelando diretamente para o fenômeno das estações de rádio piratas transmitidas em todo o Reino Unido, não era como se o THE WHO estivesse fazendo todos os agrados necessários para conquistar o público americano.

O que não impediu do guitarrista e principal compositor do THE WHO, Pete Townshend, em desejar uma música de sucesso nos EUA. O single da canção, "I Can See For Miles" (3º disco, "The Who Sell Out", 1967), pretendia ser o avanço da banda nas paradas americanas, mas quando alcançou o 9º lugar nos EUA e o 10º lugar no Reino Unido, Townshend perdeu a fé na ideia do THE WHO ser uma grande banda de singles.

Foi quando o rock estava começando a fazer a transição para a era dos álbuns, ao invés dos artistas ficarem lançando singles isolados, então, Townshend não precisava se preocupar com a popularidade do THE WHO a longo prazo através de singles. Ainda assim, a falta de um grande sucesso nas paradas americanas - especificamente nos referimos a uma música nº 1, já que o THE WHO fazia sucesso no mundo inteiro - era uma reclamação que continuava a persistir em torno da banda.

Quase 01 década depois de Townshend pensar que o THE WHO desperdiçou a sua chance de sucesso nas paradas americanas, o grupo lançaria um single alegre com inspiração country, que foi da música "Squeeze Box" (7º disco, "The Who By Numbers", 1975). Apresentando uma intrincada palhetada de banjo e o acordeão na canção, "Squeeze Box" foi certamente uma das músicas mais bobas gravadas pela banda, onde o próprio Townshend não gostou muito dela.

Mesmo assim para a sua surpresa e consternação palpável, a canção "Squeeze Box" chegou "somente" ao Top 20 no ranking da Billboard: “Essa música foi concebida como uma piada suja e mal direcionada”, Townshend deixou escrito no encarte do seu álbum de coletâneas lançado em 1983, "Scoop".

Ele continuou: “Comprei um acordeão e aprendi a tocá-lo em uma tarde. O ritmo polca que consegui produzir deu origem a essa música, o que para a minha descrença e de forma surpreendente, ela tenha sido gravada mesmo pelo THE WHO. Mais incredulidade foi causada quando se tornou um sucesso para nós nos EUA”.

A canção "Squeeze Box" alcançou a posição nº 16 em 1975 no ranking da Billboard nos EUA, mas se essa é a ideia de sucesso para Townshend e realmente se trata de uma grande marca a celebrar, então, ele poderia ter se dado mais crédito no decorrer de sua carreira até aquele momento, pois o THE WHO já tinha emplacado 08 singles no Top 20 da Billboard.


"Squeeze Box"






























تعليقات


Mais Recentes
Destaques
bottom of page