top of page

Pearl Jam: o videoclipe da banda que eles cancelaram o lançamento

  • by Brunelson
  • há 12 horas
  • 6 min de leitura
ree

Houve um momento no começo da década de 90 em que o movimento grunge underground de Seattle entrou no mainstream. 


Com sua distorção abrasiva e um firme ethos "do it yourself", o movimento nunca foi particularmente adequado para aclamação generalizada e levou a alguns momentos em que os executivos das gravadoras e empresários - que agora tinham recém contratado toda aquela turma grunge - tiveram que engolir seco para certas atitudes e posturas que as bandas de Seattle e região estavam aprontando.


Inevitavelmente, quando o mainstream musical se interessou pelo grunge, o som mais amplo que o PEARL JAM criou em comparação aos seus contemporâneos foi rapidamente reverenciado pelos executivos da indústria musical pela sua comercialização mais acessível. Por um lado, isso fez da banda um dos maiores grupos de rock dos EUA durante os anos 90, mas também levou a algumas decisões bastante marcantes por parte do PEARL JAM. 


E se estamos falando sobre a indústria musical dos anos 90, estamos falando sobre videoclipes para serem exibidos na MTV.


Os videoclipes chegaram à cena pela 1ª vez durante a década de 80 e foram impulsionados pelo sucesso da MTV. Logo, praticamente todas as músicas nas paradas tinham um vídeo sendo acompanhado e os executivos das gravadoras viam os videoclipes como uma parte essencial na criação de um single de sucesso.


Já para muitas bandas grunge, criar videoclipes de alto orçamento para seu trabalho era um desafio às suas origens populares "do it yourself", pois o foco era a música em si, e não os malabarismos de um clipe para desviar a atenção.


Não demorou muito para que o PEARL JAM também fosse pressionado a criar videoclipes convencionais e produzidos, já que o clipe do seu 1º single, a canção "Alive" (1º disco, "Ten", 1991), foi totalmente tirado de uma filmagem ao vivo, tanto áudio quanto vídeo. Em seguida, para promover seu 2º single, a música "Even Flow", o grupo optou novamente por um vídeo bastante padrão e do mesmo estilo da canção "Alive", composto predominantemente por filmagens de um show no Moore Theatre em Seattle. 


Mas o que talvez poucos fãs saibam, é que a ideia original para o clipe da canção "Even Flow" já era para ter sido convencional, conforme o guitarrista da banda, Stone Gossard, havia dito para a revista Spin em 2001: “Naquela época, nós sabíamos que o público metal era uma área onde poderíamos conseguir alguns fãs. Tinha também o programa de metal da MTV que estava abraçando as bandas grunge, o Headbangers Ball, e a Rip Magazine que era bastante conceituada e todas essas coisas. Você sabe, no início de carreira você vai fazer o que puder para o negócio acontecer, certo?” 


E essa inspiração no metal foi de onde Gossard teve a ideia para o vídeo sabotado da música "Even Flow": “Fizemos um clipe desta canção que nunca saiu e que me deixou chateado na época, porque foi ideia minha”.


A ideia de Gossard foi baseada em um cenário de zoológico, onde a banda se apresentou em gaiolas intercaladas com filmagens de animais e, em outro ponto, se apresentou na lateral de um penhasco: "Acabou sendo totalmente cru e com muitas luzes bem grandes em um penhasco".


Gossard lembrou, chamando a ideia de: "Definitivamente cômica se olharmos para trás agora. Nem preciso dizer que a banda não ficou feliz com o vídeo final, que gastamos muito dinheiro e muito tempo para ser criado, então, foi descartado em favor do vídeo da filmagem daquele show que fizemos para o clip".


O guitarrista do PEARL JAM finalizou: “Espero que em algum momento, possamos rir de nós mesmos o suficiente para mostrar isso ao público”


Com o advento da internet, o clipe original da canção "Even Flow" acabaria vindo à tona e deixamos ele separado para você logo abaixo, caso ainda não tenha visto. A decisão da banda de descartar esse vídeo e optar por uma ideia de vídeo ao vivo e muito mais simples, foi definitivamente a decisão certa para manter intacta a verdadeira mensagem que essa clássica música nos passa.


"Even Flow"

































































Mais Recentes
Destaques
bottom of page