Mike McCready: "a minha linha de guitarra que criei para a música 'Alive' eu peguei da canção 'She' do Kiss"
by Brunelson
23 de fev.
2 min de leitura
Mike McCready, guitarrista do PEARL JAM, foi recentemente entrevistado pelo podcast do guitarrista do FOO FIGHTERS, Chris Shiflett, chamado Shred with Shifty, e falou sobre algumas de suas maiores influências musicais.
“KISS foi a razão pela qual comecei a tocar guitarra”, McCready explicou. “Na época eu era um escoteiro e estava procurando meus distintivos de mérito em nossa sede, quando o meu amigo, Rick Friel, apareceu com uma lancheira do KISS da 6ª série, e eu perguntei pra ele: ‘O que é isso?’”
“Eu me lembro de chegar em casa e alguns dias depois falar com meu pai e dizer: ‘Pai, não quero mais ser escoteiro. Eu quero fazer isso daqui, tocar guitarra’. E meus pais foram legais o suficiente para me comprar uma guitarra Mateo Les Paul de U$ 100 dólares em 1979. Comecei a tocar guitarra aos 11 anos de idade, fiquei obcecado e foi só isso que eu fiz desde então”.
Shiflett aproveitou e revelou que sua própria inspiração na guitarra quando criança foi Ace Frehley, guitarrista do KISS, que McCready também disse que o influenciou: “KISS era uma coisa tão grande para as crianças dos anos 70, então, eu também fiquei obcecado por ele. Era emocionante e me fez gostar de todos os outros tipos de música dos anos 70, sabe? Eu só queria imitar essas coisas que esses caras faziam”, disse McCready, antes de admitir que ele “roubou” um riff de guitarra do KISS para uma música clássica do PEARL JAM.
McCready finalizou: “Eu realmente gravitei em direção ao vibrato da guitarra dele, tipo, minha liderança de notas para tocar a canção ‘Alive’ do PEARL JAM é baseada na música ‘She’ do KISS, a qual é baseada na canção 'Five to One' do THE DOORS. Eu lembro que estávamos em Surrey, na Inglaterra, e eu pensei sobre isso, tipo: ‘Vou abordar isso como Ace Frehley fez na música ‘She’. E eu lembro que o padrão de acordes que Stone Gossard (guitarrista do PEARL JAM, que criou o riff da canção 'Alive') escreveu na guitarra, emprestou para esse tipo de padrão descendente que eu criei na minha linha de guitarra para a música 'Alive', então, eu meio que fui com isso e improvisei a partir daí”.
Commentaires