• by Brunelson

Pearl Jam: o contexto que envolve a clássica canção "Alive"


PEARL JAM nasceu das brasas de circunstâncias desastrosas, uma existência que permanece após uma tragédia.

Após o fim do MOTHER LOVE BONE devido a morte por overdose de heroína do seu carismático vocalista, Andy Wood, o baixista e o guitarrista dessa banda, Jeff Ament e Stone Gossard, viriam a formar o PEARL JAM lançando o 1º single do grupo, a música hit "Alive" (1º disco, "Ten", 1991).


A canção se tornou instantaneamente um hino poderoso e edificante sobre como superar traumas.

"Alive" foi inicialmente uma música do MOTHER LOVE BONE sob outro nome, "Dollar Short", e ainda era uma demo pouco antes do falecimento de Wood e que chegou a canta-la em sua própria versão.

Do outro lado da história, o futuro vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, estava vivendo com uma dor que o sufocou por anos e na música "Alive" ele finalmente lidou com isso: “A história original contada na música é de um jovem sendo informado de algumas verdades chocantes”, explicou Vedder emocionalmente no programa Storytellers do canal VH1 já neste século. “E uma delas era que a pessoa que ele acreditava ser o seu pai enquanto crescia, não era, e a segunda verdade era que o seu pai verdadeiro havia falecido alguns anos antes e quando vivo era apresentado como um amigo da família para mim... Como se a adolescência já não fosse difícil o suficiente para passar..."

Vedder acrescentou: “E a pessoa envolvida era eu, mas eu mal me conhecia naquela época. Para ser honesto, eu mal estava lá para ser conhecido, então, ele interpretou isso como uma maldição, tipo, você me contou esse segredo, mas eu tenho que descobrir uma maneira de lidar com isso. Tudo bem, o meu pai verdadeiro está morto, mas eu ainda estou vivo e tenho que lidar com isso. Foi uma maldição e quando começamos a tocar a canção 'Alive' nos shows para públicos cada vez maiores, a plateia começou a responder a esse refrão de uma maneira que você nunca iria imaginar, você me entende?”

O vocalista continuou: “As pessoas da multidão estão pulando e usando os seus corpos para se expressarem e cantando em massa: ‘Eu ainda estou vivo!’ Então, todas as noites, quando eu observava esse mar de pessoas reagindo em suas próprias interpretações positivas, foi algo realmente incrível e revelador pra mim".

Vedder finalizou: “O público mudou o significado dessas palavras e quando eles cantam: ‘Eu ainda estou vivo’, é como se estivessem comemorando! E aqui está realmente a chave do negócio. Quando eles mudaram o significado dessas palavras, eles acabaram com a maldição”.

Eddie Vedder deixou esses problemas fermentarem dentro dele em sua juventude. Quando ele conheceu o PEARL JAM e entrou para a banda, as 02 figuras estavam tentando se recompor depois de perderem alguém querido e a conexão entre eles foi instantânea.

Embora essa música tenha começado com uma dor no coração, "Alive" agora é sobre vencer a adversidade e comemorar saindo do outro lado ainda respirando.

É um tiro de esperança em tempos sombrios e um lembrete sobre a beleza da vida.


"Alive"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques