top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: as músicas favoritas do guitarrista Mike McCready para tocar ao vivo


PEARL JAM sempre prosperou com a sensação de estar nos palcos tocando ao vivo.


Embora a banda seja conhecida por ter os seus momentos de laboratório no estúdio em álbuns como "Vitalogy" (3º disco, 1994) e "No Code" (4º disco, 1996), o maior destaque de sua carreira veio quando eles levaram as suas músicas clássicas e lados-b diretamente ao público.

E enquanto o vocalista Eddie Vedder era um jovem arteiro gostando de escalar andaimes a beira da morte nos primeiros shows da banda, o guitarrista Mike McCready estava tentando canalizar o espírito livre de Jimi Hendrix na sua mente e guitarra.


Quando questionado em 2012 numa entrevista para o Audio Ink Radio sobre as suas músicas favoritas do PEARL JAM para tocar ao vivo, McCready foi destilando as suas escolhas em ordem cronológica de carreira e destacou a clássica canção do grupo, "Black", como algo com o qual ele possui uma conexão espiritual.



Sempre que ele toca essa música ao vivo, McCready mencionou sair do caminho comum quando chega na hora de fazer o solo, dizendo: “Eu fico na parte principal e tento expandir isso todas as noites que tocamos. Se não estou pensando sobre isso, estou apenas indo, os meus olhos estão fechados e posso ver o braço da guitarra na minha mente, que é quando estou tocando melhor”.

McCready também destacou outra clássica música como sendo um destaque pessoal, "Alive", que se tornaria a pedra angular da maioria dos shows que a banda já fez.

Qualquer grupo de rock é sempre mais do que apenas rock pesado e as outras escolhas de McCready têm mais a ver com lados suaves e experimentais do rock and roll.

Escolhendo uma canção mais profunda, McCready mencionou o seu amor pela música "Off He Goes". Esta canção não a escutamos com tanta frequência assim nos shows do PEARL JAM e é um lado mais íntimo de Vedder, onde ele fala nas letras sobre a natureza distante de um personagem e como estava sendo difícil para esse personagem ter uma conexão com os seus colegas (de banda?). Essa música foi criada entre 1995 e 1996.

Apesar do envolvimento de Vedder em praticamente todas as canções do PEARL JAM, McCready também considerou a música "Inside Job" muito próxima ao seu coração. Esta foi a 1ª canção que McCready criou sozinho para a banda, tanto as letras quanto a música, com Vedder interpretando-a como ela é: uma faixa confessional de McCready.

O palco é sempre sobre fazer algo a mais e maior do que no estúdio e a escolha final do guitarrista do PEARL JAM foi a versão cover da música "Baba O'Riley" do THE WHO. O rock definitivamente mudou desde que o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, escreveu este clássico do rock'n roll e o PEARL JAM o transformou num hino de arenas, trazendo uma sensação alternativa bombástica e enérgica que não vemos em sua versão original de estúdio.

Embora McCready tenha feito milhares de shows com o PEARL JAM e sendo um dos 04 membros originais da linha de frente que estão no grupo até hoje desde a sua fundação em 1990, ele sempre saboreia a liberdade que vem de estar nos palcos.

Quando questionado sobre o seu estado mental sempre que está tocando um dos seus famosos solos de guitarra, McCready mencionou: “É um estranho paradoxo. Eu tenho que ser espiritualmente motivado por isso de alguma forma, onde posso estar me desligando dos vocais de Eddie, ou da bateria e do baixo num momento em que estamos tocando juntos... A 1ª regra é esquecer de tudo o que lhe cerca e ir adiante”.

Milhares de guitarristas podem gostar de tocar cada um de seus solos com perfeição e isso também é lindo de se ver, mas não é isso que está levando McCready a tocar guitarra todos os dias. Sempre que você ouve PEARL JAM ou presencia a performance de McCready nos palcos, você tem outro vislumbre de uma pessoa querendo somente canalizar os seus heróis da infância através de sua guitarra e do seu próprio jeito.



Desfrute das músicas favoritas do PEARL JAM pelo guitarrista Mike McCready para tocar nos shows:

"Black" (1º disco, "Ten", 1991)

"Alive" (1º disco, "Ten", 1991)

"Off He Goes" (4º disco, "No Code", 1996)

"Inside Job" (8º disco, "Pearl Jam", 2006)

"Baba O’Riley" (cover THE WHO)






Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page