top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: qual a música da banda que fala sobre drogas?


Eddie Vedder, vocalista do PEARL JAM, nunca caiu nas armadilhas das drogas como muitos de seus colegas.

No entanto, ele viu níveis de excesso afetarem as pessoas ao seu redor e viu de perto os efeitos negativos do abuso de substâncias, os quais abordou na música "Gonna See My Friend".


* Eddie Vedder: "depois que me tornei pai nunca mais usei drogas psicodélicas"

Esta canção abre o 9º álbum de estúdio da banda, o minimalista "Backspacer" (2009), e conta a história de Vedder visitando um amigo que está lutando contra o abuso de drogas e está fazendo tudo ao seu alcance para ajudar o seu colega.


Infelizmente, apesar do seu desejo de resolver a terrível situação, os esforços do cantor por si só não foram suficientes para fazer os problemas do seu amigo desaparecerem instantaneamente.

Sendo entrevistado pela revista Rolling Stone em 2006, Vedder se abriu sobre a sua droga preferida e que o mantém firmemente na linha: “Pra mim, a música é como a porra da heroína. Era algo que eu precisava e os shows me deram essa força. Um ou dois dias depois de um show, o 'efeito' passava em meu corpo, mas ouvir os discos ao vivos de olhos fechados, era como ficar chapado de novo”, explicou Vedder.

Isso não quer dizer que o PEARL JAM sempre teve um estilo de vida limpo e nos primeiros dias de banda, pelo menos 01 membro do grupo esteve envolvido com drogas pesadas tanto quanto qualquer outra banda grunge de Seattle na época.

“De 03 pessoas que você conhecia, uma estava injetando heroína, porque era a coisa certa a fazer”, lembrou uma vez o guitarrista Mike McCready, no entanto, ele insistiu que o seu flerte com substâncias felizmente "acabou cedo".

Ao contrário de muitos atos de sua geração, o PEARL JAM ainda está aqui para contar a história, mas na música "Gonna See My Friend", Vedder fala sobre a sua experiência de 2ª mão com o vício em drogas.


No refrão, ele canta dolorosamente: “Vou ver o meu amigo / Vou ver o meu amigo / Faça isso ir embora / Estou farto de tudo / Vou ver o meu amigo / Faça isso ir embora".

Quando Vedder foi entrevistado mais tarde pelo site The Globe and Mail, ele foi tímido sobre o significado por trás desta canção e falou apenas da sua criação do ponto de vista técnico: “Tudo o que eu me lembro é de escrevê-la em uma pequena sala numa pequena mesa com um pequeno gravador de 04 canais. Consegui soar alto bem rápido e sem incomodar os vizinhos, porque eu trabalho muito com fones de ouvido e todos nós fazemos sacrifícios em nossos empregos, sendo que a minha audição obviamente será a primeira coisa a desaparecer”.

No entanto, Vedder aprofundou-se em mais detalhes sobre a música "Gonna See My Friend" durante uma aparição na estação de rádio canadense chamada The Edge e confirmou que era "uma canção sobre drogas". De acordo com a sua entrevista, Vedder confirmou que era sobre tentar ajudar um amigo a ficar limpo das drogas e não sobre a sua própria luta contra as drogas.

A descrição de Vedder de “uma canção sobre drogas” é diferente da definição usual de como vemos ao longo da história em músicas de outros artistas que abordam o mesmo assunto. Aqui, Vedder fala na verdade sobre os perigos do vício em drogas, em vez de uma escrita sob a influência ou fazendo apologias.

Exatamente ao contrário, PEARL JAM explorou o lado feio das drogas e não glamorizou o abuso de substâncias. Isso fica mais evidenciado ainda pelo estilo de vida que os membros da banda sempre deram a entender desde o início e em toda a sua carreira, de que não eram junkies assim como muitos dos seus contemporâneos.


* Pearl Jam: "estou feliz por não ter consumido muitas drogas"


E musicalmente falando, fica registrado essa bela versão que o PEARL JAM criou, mais parecendo um THE WHO em pleno século 21.


"Gonna See My Friend"


* Pearl Jam: breve resenha sobre a música “Oceans”


* Pearl Jam: o contexto que envolve a clássica canção "Alive"


* Pearl Jam: qual a clássica música que foi "um pesadelo" para gravar


* Pearl Jam: resenha da música "Daughter"


* Pearl Jam: Vedder explica como compôs o riff da música "Rearviewmirror"


* Pearl Jam: qual a música que levou 20 minutos para ficar pronta?


* Pearl Jam: a origem e caminhada da clássica música "Betterman"


* The Who: quais foram as 02 músicas do Pearl Jam que Vedder agradece a Pete Townshend?


* Pearl Jam: álbum "Riot Act" foi dedicado a três baixistas


* Pearl Jam: uma letra para a música sem palavras


* Pearl Jam: um poema na imortalidade...

Mais Recentes
Destaques
bottom of page