top of page
by Brunelson
Golpear enquanto o "ferro está quente" é um método testado e comprovado para criar ótimas músicas.
Preocupados com o fato do seu álbum de estreia, "Ten" (1991), ter sido super produzido para os padrões da banda, o disco "Versus" foi ajustado para uma eficiência bruta e crua, método esse aplicado até os dias de hoje - a crítica/conselho de Kurt Cobain sobre o grupo fez muito bem a eles.
Enquanto o álbum "Ten" apresenta um som coeso, o disco "Versus" estava por toda parte, indo do punk rock ao grunge e ao som acústico em um ritmo vertiginoso. O único objetivo era evitar qualquer coisa muito popular, o que foi parte da razão pela qual a músic "Betterman" acabou sendo deixada de fora do álbum - seria lançada somente no 3º álbum de estúdio, "Vitalogy" (1994).
"Estávamos gravando este 2º álbum numa casa retirada em zona rural na cidade de San Francisco, e eu estava dormindo fora dessa casa em meu próprio mundo, numa pequena casinha que ficava nos fundos do terreno e que tinha somente 01 quarto bem pequeno... Estou falando do tamanho de um banheiro, sabe?", lembrou o vocalista Eddie Vedder para a revista Rolling Stone em 2006 sobre o processo de composição da música "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town".
Ele continuou: "Me lembro de acordar numa manhã e tocar acordes bastante normais que soavam bem e coloquei para escutar o vocal que eu estava criando e que tinha gravado, apenas para me ouvir e esta canção saiu bem rápido. Acho que nem escrevi a letra na hora, tipo, demorou uns 20 minutos para ficar pronta. Stone Gossard (guitarrista) estava sentado do lado de fora lendo um jornal e ele escutou o que eu estava fazendo e me disse: 'Eu realmente gostei disso', então, nós a gravamos naquele mesmo dia”.
O conteúdo real da letra dessa música representa uma mudança e analogia em relação à desgraça e melancolia de como a cena de Seattle estava ficando depois da explosão do grunge: “É sobre uma senhora, ela está envelhecendo e ela está presa nessa pequena cidade. Cidades pequenas do interior me fascinam. Ou você luta para sair de lá, porque para as pessoas que querem ficar na cidade elas são o peixe grande num pequeno lago, ou você vai ficar preso lá”, explicou Vedder na biografia da banda do autor Mick Wall.
Ele finalizou: “Então, aqui está ela trabalhando nesse pequeno lugar e uma velha paixão aparece, e ele provavelmente está dirigindo um carro legal e parecendo um tanto elegante - não é um carro chique, mas ele mudou. E então, ela o vê e a princípio ela nem se lembra quem é ele e só depois ela percebe quem é... E ela está com vergonha de dizer 'olá'".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comentários