top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: qual a música que levou 20 minutos para ficar pronta?


Golpear enquanto o "ferro está quente" é um método testado e comprovado para criar ótimas músicas.

BLACK SABBATH conseguiu capturar a clássica música "Paranoid" em apenas 05 minutos, enquanto os BEATLES empregaram sessões de gravação extremamente rápidas em seus primeiros dias.


A espontaneidade geralmente produz os resultados mais empolgantes e sem restrições - RAMONES manda um abraço - e para uma banda como o PEARL JAM gravar algo o mais rápido possível, tornou-se o modus operandi para a gravação do seu 2º álbum de estúdio, "Versus" (1993).


Preocupados com o fato do seu álbum de estreia, "Ten" (1991), ter sido super produzido para os padrões da banda, o disco "Versus" foi ajustado para uma eficiência bruta e crua, método esse aplicado até os dias de hoje - a crítica/conselho de Kurt Cobain sobre o grupo fez muito bem a eles.

A troca de conversas em estúdio foi capturada na gravação do álbum "Versus", assim como improvisações que não seriam usadas na versão original e que encontraram o seu caminho para o disco, complementando o estilo imediatista e de confronto que o PEARL JAM estava buscando.


Depois de ser acusado de tocar clichês de rock clássico e corporativo, o álbum "Versus" provou que o PEARL JAM tinha muito mais do que isso para mostrar.




Parte do apelo do disco "Versus" foi a variedade que a banda empregou em suas canções.


Enquanto o álbum "Ten" apresenta um som coeso, o disco "Versus" estava por toda parte, indo do punk rock ao grunge e ao som acústico em um ritmo vertiginoso. O único objetivo era evitar qualquer coisa muito popular, o que foi parte da razão pela qual a músic "Betterman" acabou sendo deixada de fora do álbum - seria lançada somente no 3º álbum de estúdio, "Vitalogy" (1994).

Em vez disso, canções suaves já estavam programadas a serem lançadas no disco "Versus", como "Daughter", "Indifference" e "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town".



"Estávamos gravando este 2º álbum numa casa retirada em zona rural na cidade de San Francisco, e eu estava dormindo fora dessa casa em meu próprio mundo, numa pequena casinha que ficava nos fundos do terreno e que tinha somente 01 quarto bem pequeno... Estou falando do tamanho de um banheiro, sabe?", lembrou o vocalista Eddie Vedder para a revista Rolling Stone em 2006 sobre o processo de composição da música "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town".

Ele continuou: "Me lembro de acordar numa manhã e tocar acordes bastante normais que soavam bem e coloquei para escutar o vocal que eu estava criando e que tinha gravado, apenas para me ouvir e esta canção saiu bem rápido. Acho que nem escrevi a letra na hora, tipo, demorou uns 20 minutos para ficar pronta. Stone Gossard (guitarrista) estava sentado do lado de fora lendo um jornal e ele escutou o que eu estava fazendo e me disse: 'Eu realmente gostei disso', então, nós a gravamos naquele mesmo dia”.

O conteúdo real da letra dessa música representa uma mudança e analogia em relação à desgraça e melancolia de como a cena de Seattle estava ficando depois da explosão do grunge: “É sobre uma senhora, ela está envelhecendo e ela está presa nessa pequena cidade. Cidades pequenas do interior me fascinam. Ou você luta para sair de lá, porque para as pessoas que querem ficar na cidade elas são o peixe grande num pequeno lago, ou você vai ficar preso lá”, explicou Vedder na biografia da banda do autor Mick Wall.

Ele finalizou: “Então, aqui está ela trabalhando nesse pequeno lugar e uma velha paixão aparece, e ele provavelmente está dirigindo um carro legal e parecendo um tanto elegante - não é um carro chique, mas ele mudou. E então, ela o vê e a princípio ela nem se lembra quem é ele e só depois ela percebe quem é... E ela está com vergonha de dizer 'olá'".

Desde o seu lançamento no álbum "Versus", a música "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town" se tornou um marco nos shows do PEARL JAM. Abraçada por legiões de fãs dedicados, esta canção já foi tocada ao vivo mais de 500 vezes.


"Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town"




Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page