top of page
by Brunelson
O 7º álbum de estúdio do PEARL JAM, "Riot Act" (2002), é um disco incrivelmente diversificado da banda. Me lembro quando comprei esse disco na época do seu lançamento e fui escuta-lo pela 1ª vez na minha casa, onde fiquei positivamente surpreso após a audição e de falar para os meus amigos: "O PEARL JAM ainda trazendo uma sonoridade inédita para o seu próprio escopo e para o rock'n roll em geral".
As músicas "You Are", "Bushleaguer", "Arc", "Help Help" e "Half Full" (essa última através do seu blues grunge), corroboram a afirmação acima e talvez pela sua diversidade e pelo momento que o rock estava passando na virada do século com a música eletrônica, new metal e as boys/girls bands em evidência, se tornou no disco mais subestimado do PEARL JAM de toda a sua discografia.
O vocalista Eddie Vedder certa vez o descreveu com um som: “Otimista, mas desiludido. Esperançoso, mas frustrado”, o que não se refletiu apenas na afinação incomum que aparece em algumas músicas, mas também em suas letras e no timbre vocal de Vedder - sem muita empolgação e mais grave do que o habitual.
Estamos falando da canção "Down", onde as letras foram escritas por Vedder e criada musicalmente pelo guitarrista Mike McCready - com alguma ajuda do outro guitarrista do grupo para finaliza-la, Stone Gossard. Embora tenha sido prontamente gravada para ser incluída no disco, a música "Down" se tornou um lado-b e ganharia o seu lançamento oficial em 2003, quando o PEARL JAM lançou a sua coletânea chamada "Lost Dogs", um disco duplo que apresenta músicas inéditas que tinham ficado de fora de todos os seus álbuns, além de alguns covers.
Influenciado pela banda punk rock da cena hardcore de Orange County na California chamada SOCIAL DISTORTION - depois de vê-los num show em Los Angeles - McCready queria que a canção "Down" ficasse mais "encarnada" de como realmente foi gravada: “Fiquei animado com essa música quando a criei, mas queria que soasse mais pesada do que realmente ficou de quando a gravamos”.
Ele continuou: “No final das contas, gostei do resultado, mas ela simplesmente não funcionou ao lado das outras canções que foram lançadas no álbum 'Riot Act'. Mesmo eu não querendo que ela ficasse de fora, até eu tive que admitir isso, e assim, ela foi renegada como um lado-b. Originalmente, era para ter sido gravada com mais pegada, mas saiu um pouco mais leve do que eu pensava. Mesmo assim, as pessoas parecem gostar bastante quando a tocamos nos shows e fico orgulhoso disso... Eu gosto mesmo dessa música".
Já na parte lírica, o escritor e historiador, Howard Zinn, inspirou em grande parte as letras desta canção, com frases do tipo: “Você não pode ser neutro em um trem em movimento”, que é uma ode a um dos seus livros. Também foi bem nessa época que Vedder havia feito amizade com Zinn.
Vedder chegou a dizer em entrevista, concluindo: “Ter uma amizade com Howard Zinn nos últimos anos e compartilhar coisas sobre a vida - não apenas sobre história e política - foi uma adição tremenda no meu modo de escrever as letras das nossas músicas. No que diz respeito aos pontos de vista, acho que sou mais completo, definitivamente mais educado e provavelmente mais esperançoso do que costumava ser, depois que conheci Howard Zinn. Acho que, diferente de agora, quando você é jovem e se envolve em uma causa, você fica frustrado com o resultado em poucos anos ou em meses”.
A canção "Down" é apresentada de vez em quando no shows e mesmo sendo uma música simples, se torna um vislumbre quando tocada. No livro "PJ20" (2011), Vedder confessou que “deveria ter sido o single do álbum 'Riot Act'".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Commentaires