Jimmy Page: quando apresentou e gravou os efeitos fuzz de sua guitarra para o The Who
by Brunelson
há 2 horas
3 min de leitura
Enquanto os BEATLES e o ROLLING STONES se envolveram em uma rivalidade amigável e amplamente divulgada no final dos anos 60, o THE WHO e o LED ZEPPELIN lidaram com o lado mais pesado do rock britânico, respectivamente, cortesia dos bateristas Keith Moon e John Bonham.
E suas histórias também ficariam entrelaçadas sob outras circunstâncias...
LED ZEPPELIN poderia nunca existir da forma como conhecemos, pois em 1966, antes da banda existir, seu futuro vocalista, Robert Plant, se ofereceu para ser o novo vocalista do THE WHO, durante um período turbulento para a banda quando eles tinham demitido "temporariamente" o seu vocalista, Roger Daltrey.
O guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, tinha revelado em uma entrevista no ano de 1990, que Plant, aos seus 17 anos de idade, se aproximou dele oferecendo-se para assumir o cargo de Daltrey: “Ele veio nos ver 03 noites seguidas e se ofereceu para o cargo, assim como o cantor Steve Gibbons quando veio nos assistir quando Roger Daltrey não estava na banda... Obviamente, nenhum deles achou que eu era um bom cantor".
Os primeiros laços do LED ZEPPELIN com o THE WHO não param por aí. O guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, antes de formar sua banda, já era um conhecido e prolífico músico de estúdio em Londres, participando de algumas das músicas mais icônicas da década, incluindo o cover de Joe Cocker na canção, "With a Little Help From My Friends", dos BEATLES, assim como ter participado da gravação do 1º single do THE WHO, que foi a música "I Can't Explain" (1964), além de também ter participado da gravação do seu lado-b, a canção "Bald Headed Woman".
E de acordo com o baixista do THE WHO, John Entwistle, uma vez ele lembrou em entrevista que naquela época, Page possuía o único amplificador de sonoridade fuzz no Reino Unido e tratou a canção "Bald Headed Woman" com alguma tecnologia de ponta para o momento.
“A guitarra com a distorção Fuzz zumbindo por toda parte é tocada por Jimmy Page”, Entwistle lembrou. “A razão é que ele era dono da única caixa com sonoridade fuzz do país naquela época, mas a minha parte favorita nessa música é o solo de gaita na abertura, onde Roger Daltrey coloca a gaita na boca do lado errado que era para ser”.
Page relembrou certa vez em uma entrevista para a revista Rolling Stone, descrevendo este seu impacto singular na onda da "invasão britânica" dos anos 60: “Uma das coisas que eu trouxe para a equação, como músico de estúdio, foi um amplificador de distorção que era a minha caixa de overdrive. Era chamada de fuzz na época”.
O revolucionário amplificador fuzz de Page foi construído pelo renomado engenheiro de áudio e som, Roger Mayer: “Eu conheci Roger Mayer em uma sessão de estúdio e ele tinha me dito: ‘Existe algo na música eletrônica, para que com a guitarra você poderia pensar que seria um bom trunfo para ter?’ E eu respondi: ‘Sim, com certeza!’ E eu toquei para ele uma música na guitarra com a distorção overdrive e lhe disse: ‘É disso que eu preciso’”, Page acrescentou, relembrando o início da caixa fuzz.
“Eu estava fazendo alguns trabalhos de estúdio na época e tinha essa coisa instalada na parte de trás do meu amplificador”, Page continuou. “Era bem pequeno e normalmente os produtores de estúdio sempre me perguntavam: ‘Você tem alguma coisa para essa tal música?’ E eu apenas criava riffs, mas dessa vez, eu tinha dito: ‘Vamos ver se essa caixa de fuzz funciona’”.
Page finalizou: “Então, eu liguei a minha caixa de som e os rostos dos outros guitarristas que estavam ali no estúdio - os quais eram 07 anos mais velhos do que eu - ficaram brancos, porque eles pensaram: ‘Meu Deus. Esse pequeno garoto punk já estava realmente preenchendo todos os papéis diferentes de tocar guitarra, mas agora ele tem essa coisa aqui (caixa fuzz)’. Aquilo se estabeleceu imediatamente e quando eu era chamado para fazer novas sessões de estúdio, eles me diziam: ‘Traga a sua própria caixa fuzz, ok?’"
Ouça abaixo a guitarra fuzz de Jimmy Page na canção "Bald Headed Woman" do THE WHO, esta que foi o lado-b do 1º single da banda, da música "I Can't Explain":
Comentários