top of page

Pink Floyd: baterista escolhe sua música preferida do The Who

  • by Brunelson
  • 28 de set.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 29 de set.

ree

THE WHO estava na vanguarda de uma nova era ousada que brotou na década de 60.


Uma geração pós-2ª Guerra Mundial, eles estavam criando hinos desafiadores de rock and roll para uma juventude agora livre em toda Grã-Bretanha. E sendo amado por todos, até mesmo o impressionante experimentalismo do PINK FLOYD não pôde deixar de ouvir com admiração o material que o THE WHO apresentava.


Absorvendo influências de todas as avenidas da contracultura, realismo social e sua mentalidade conceitual artística, o guitarrista e compositor desde sempre do THE WHO, Pete Townshend, criou uma infinidade de clássicos dos mais duradouros da sua época. De canções como "I Can't Explain", "My Generation", "Baba O'Riley" e "Who Are You", a banda permaneceu firme em sua abordagem inovadora e prática ao rock and roll.


Ao longo de sua discografia, o grupo abraçou várias avenidas diferentes de inspiração e adotaram novas tecnologias em suas composições (como os sintetizadores), algo que passou a ser adotado por inúmeros outros artistas mais tarde. E ao lado deles, surgindo alguns anos depois, estava o PINK FLOYD.


Com o visionário artístico, Syd Barrett, no comando (vocalista/guitarrista/compositor original do PINK FLOYD), aqueles primeiros lançamentos da banda foram totalmente essenciais para estabelecer a era psicodélica e da contracultura no Reino Unido. Muito mais experimental e sobrenatural do que o resto do mainstream musical da época, o PINK FLOYD foi uma verdadeira revelação.


E dentre várias influências que formaram a base do PINK FLOYD, pelo menos para o baterista Nick Mason, o rock and roll rebelde do THE WHO foi particularmente influente para ele.


Sendo uma vez entrevistado pelo programa de rádio escocês, Tracks of My Years, do radialista Ken Bruce, ele teve a oportunidade de destacar suas 10 músicas preferidas de todos os tempos, quando aproveitou e elogiou o THE WHO.


Falando sobre a influência da canção mais importante do THE WHO, "My Generation" (1º disco, "My Generation", 1965), o baterista do PINK FLOYD compartilhou: "A música 'My Generation', do THE WHO, foi uma grande influência, pelo menos pra mim, em particular".


Não deveria ser nenhuma surpresa real que Mason tenha uma apreciação saudável pelo THE WHO. Afinal, o baterista do THE WHO, Keith Moon, é o padrão ouro para um baterista de rock em todas as métricas possíveis. Embora Mason nunca tenha sido tão selvagem ou anárquico quanto Moon na bateria, ele certamente se inspirou no baterista do THE WHO: “Quero dizer, uma vez que você conhecesse Keith Moon, você meio que vivia a vida, isso que eu não o conhecia tão bem assim, mas chegamos a passar algum tempo juntos”.


Mason finalizou: “Fizemos alguns shows juntos no início de nossa carreira, onde éramos a banda de abertura para o THE WHO. Depois, fizemos também um programa de rádio juntos e Keith na rádio foi um evento extraordinário por si só. Era como ter o circo ao seu redor, mas apenas de 01 homem só”. 


Através de suas declarações, a influência de Moon sobre Mason é clara, mas o baterista do THE WHO influenciou virtualmente quase todos os bateristas de rock nas últimas 06 décadas (e contando). Moon era um verdadeiro original em seu instrumento e cada aspecto de sua existência incorporava o caos cativante e a rebelião juvenil sobre os quais o rock and roll foi construído.


"My Generation"










































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page