top of page
  • by Brunelson

R.E.M: a música que Michael Stipe chamou de “minha opinião sobre Leonard Cohen”


Em 1980, quatro estudantes da Universidade da Geórgia - Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe - formaram o R.E.M, mostrando o seu rock alternativo pela 1ª vez e lançando em 1981 o seu primeiro single, que foi da música "Radio Free Europe".


Com o seu ritmo estridente deste single de estreia, cortesia do trabalho seminal do guitarrista Peter Buck, o mesmo tocou a juventude local e conquistou a imaginação nacional dos EUA em 1983, com a chegada do seu disco de estreia, "Murmur".


Sendo assim, o som inicial do R.E.M. foi gradualmente desenvolvido ao lado do capricho colorido do vocalista Michael Stipe. 


Chegando em 1988 com o lançamento do seu 6º álbum de estúdio, "Green", o grupo começou a experimentar um som "mais pesado", mas não abandonando os seus ritmos melódicos de guitarra e baixo que cativaram tanto os fãs americanos e europeus ao longo da década de 80. Com referências ao punk rock em algumas de suas músicas (principalmente por parte do baixista Mike Mills), o corpo musical do R.E.M. seria fundamental para o estabelecimento das bandas grunge e alternativas que iriam explodir no começo dos anos 90, incluindo NIRVANA, PAVEMENT e RADIOHEAD.


Ao criar sua lista dos 50 melhores álbuns de todos os tempos, Kurt Cobain tinha escolhido o álbum "Green" do R.E.M. Este que ficou conhecido pelas canções "Orange Crush", "Stand" e se destaca como uma das ofertas mais equilibradas e consistentes do grupo em toda a sua discografia.


Uma vez em 2018, Stipe relembrou em entrevista para o jornal britânico The Guardian sobre esse período no final dos anos 80, revelando que foi um ponto de virada em sua carreira como músico: “Eu não sabia que o nosso baixista tocava certas notas, sabe? Porque eu era tão ingênuo em relação à nossa música e como ela era feita até essa época”.


Continuando, Stipe explicou como, à medida que a química da banda se desenvolvia, também crescia a sua presença de palco nessa época: “Não tínhamos telas de vídeos no fundo do palco durante os shows, então, comecei a vestir roupas mais brilhantes quando iríamos nos apresentar. Também comecei a permitir que os meus gestos fossem maiores, coisa que eu não fazia no início dos anos 80 porque achava que era uma atitude falsa de se fazer, estúpida e muito popstar”.


Durante a entrevista, Stipe foi desafiado a escolher as suas músicas preferidas do R.E.M, onde uma delas foi a canção "World Leader Pretend", lançada no disco "Green".


Explicando esta sua escolha, Stipe relembrou da música como uma orgulhosa descoberta lírica: “Foi a primeira canção em que me senti tão confiante, que imprimimos as letras no encarte do álbum e permitindo que as pessoas a lessem antes de ouvi-la”, ele sorriu, concluindo. “Percebi que era a minha opinião sobre Leonard Cohen, tipo, eu estava tentando ser tão inteligente quanto ele ao escrever essas letras”.


E Stipe foi crescendo liricamente cada vez mais quando o R.E.M. foi lançando seus álbuns na década de 90, com ele alcançando um pico de consistência lírica em vários clássicos que ainda iriam surgir na carreira da banda.


"World Leader Pretend"

































Mais Recentes
Destaques
bottom of page