top of page
  • by Brunelson

Metallica: "Nirvana apareceu com um som de garagem thrash e um gancho enorme"


Não há dúvida de que o vocalista/guitarrista do METALLICA, James Hetfield, ocupa um lugar muito importante na história do metal.

Com a banda tendo que persistir no início de carreira para que os seus álbuns lançados na década de 80 fossem uma crescente histórica e que alcançaria o ápice e o berço do mainstream com o seu 5º disco em 1991, "Black Album", METALLICA conseguiu abrir caminho e criar o seu som que influenciaria inúmeras bandas e gêneros do metal.

Mesmo as origens do thrash metal remontem ao início dos anos 70, ele se desenvolveu no início dos anos 80 e o METALLICA aumentou a sua popularidade tremendamente.

Seria justo dizer que o thrash metal e o METALLICA foram uma das forças que dominaram totalmente a cena musical rock durante os anos 80 e obtendo enorme sucesso ao mesmo tempo. Como figura principal, Hetfield inspirou toda uma geração com o seu estilo vocal e de tocar guitarra.

Porém e assim como a história da humanidade nos prega peças ao longo do tempo, o METALLICA e o mundo do metal estavam desfrutando de seu sucesso e popularidade crescente até que algo inesperado apareceu no meio do caminho.

Ainda no underground e sem ainda receber o seu nome de nascença, o grunge entrou na cena musical em meados da década de 80 vindo de Seattle e das cidades pequenas da região, onde gradualmente foi aumentando a sua popularidade pela melhor e honesta forma de divulgação: a do boca-a-boca.


No início dos anos 90, o grunge atingiu as paradas do mainstream em todo o mundo e obteve grande sucesso comercial, dizimando um dos galhos que a árvore do metal havia gerado: o glam/hair metal dos anos 80.

O grunge é caracterizado por sons distorcidos, sujos, com ou sem técnica teórica, com letras furiosas, íntimas e relatando a crua realidade da sociedade e de cada ser. E sonoramente falando, veio de um amálgama entre o heavy metal com o punk rock, sob a benção dos patriarcas do hard rock.

E quando o assunto é grunge, o NIRVANA liderado por Kurt Cobain costuma ser o primeiro nome que vem à cabeça. Eles tinham lançado algo novo, que atraiu a atenção do mundo inteiro e popularizou o grunge com o seu 2º álbum de estúdio, "Nevermind" (1991).

Sendo assim, o METALLICA e o NIRVANA ficaram cara a cara nessa época, com Hetfield e seus companheiros apreciando muito a música do NIRVANA através de declarações em entrevistas ao longo do tempo e até querendo fazer uma turnê conjunta com a banda grunge - os mesmos elogios podem ser ditos de Cobain a eles.





Em 2004, Hetfield foi entrevistado pela revista Rolling Stone e perguntado sobre as suas 10 músicas preferidas de todos os tempos. Não sendo nada surpreendente, além de alguns clássicos do rock ele também citou a canção "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA.

Hetfield explicou o motivo pelo qual ele escolheu uma música do NIRVANA: "Quando o NIRVANA se fez ouvir no começo dos anos 90, todas as bandas de metal da época estavam reproduzindo o mesmo metal dos anos 80, então, não havia nada de novo no terreno musical. No entanto, o NIRVANA apareceu exatamente nesse ponto da história e preencheu o buraco que tinha nessa lacuna".

NIRVANA introduziu um novo som e para Hetfield: "Era o que a música precisava na época porque as pessoas precisavam de algo diferente".


O frontman do METALLICA concluiu: “Quando todo aquele hair/glam metal dos anos 80 estava sendo super produzido, o NIRVANA apareceu com este som de garagem thrash e um gancho enorme em suas canções, que era o que a música precisava na época”.


"Smells Like Teen Spirit"










































Komentarze


Mais Recentes
Destaques
bottom of page