top of page
  • by Brunelson

Steve Vai: "Kurt Cobain foi um guitarrista virtuosista em certo sentido"


Nirvana, Steve Vai

Para muitos, Steve Vai é o maior guitarrista vivo do mundo, mas isso não significa que ele não possa prestar homenagem a outros músicos e não necessariamente sendo forçado a isso.


Em uma entrevista ao site Ultimate Guitar, Steve Vai abordou vários tópicos, começando com o que faz um instrumentista se destacar - independentemente do seu nível técnico.


Seguem alguns trechos:


"É a intenção. Quando a intenção é forte, nada os impede. Kurt Cobain é um bom exemplo disso. Ele acabou de fazer a música que ele queria fazer e é isso o que eu penso".


"Quando eu o ouço e escuto NIRVANA, não sei quanta teoria musical ou algo parecido ele sabia, mas Kurt foi capaz de desenvolver técnica suficiente para expressar o seu ponto de vista. Ele não tinha uma técnica virtuosa, mas ele não precisava disso".


"Eu também vejo isso em pessoas como Billie Joe Armstrong (frontman do GREEN DAY). Quando você vê aquele cara tocando acordes, ele é virtuosista em certo sentido, porque soa como uma orquestra quando ele bate na guitarra, onde cada corda tem o seu próprio código postal, você entende o que eu quero dizer?"


"Kurt Cobain também era assim".


Steve Vai, é claro, um tipo mais tradicional de guitarrista virtuoso e imerso na teoria da música, sendo capaz de implantar habilidades técnicas de próximo nível, atribui tudo isso a um desafio durante o seu desenvolvimento técnico.


"Muitas pessoas olhavam para as polirritmias e diziam: 'Ah, eu não quero saber nada sobre isso. É muito complicado'".


"Mas para mim, eu tinha um interesse muito profundo nisso, porque via potencial para o que as polirritmias poderiam fazer com o som de uma melodia. Portanto, não era algo difícil de fazer, era desafiador, mas delicioso, você sabe o que eu quero dizer?"


Steve Vai participou dessa entrevista para comemorar uma matéria especial em comemoração aos seus 60 anos de vida no dia 06 de junho de 2020.


O site rockinthehead já tinha publicado outra matéria onde Steve Vai comenta sobre Kurt Cobain. É só conferir abaixo:


Mais Recentes
Destaques
bottom of page