Kurt Cobain: qual era a música e o seu álbum favorito do Metallica?
Kurt Cobain e o gênero do metal parecem estar em 02 lados separados do espectro musical.
Embora o som do NIRVANA possa ter compartilhado uma certa agressividade com a música metal, principalmente em seu disco de estreia, "Bleach" (1989), Cobain estava lutando contra a falsidade do que o metal havia se tornado, com a maior parte da cena do hard rock dos anos 60 e 70 sendo diluída para uma estética glam/hair metal de rock comercializada na década de 80.
Embora Cobain não fosse fã das bandas glam metal dos anos 80, ele tinha uma queda pelo lado underground do metal.
Enquanto muitas bandas estivessem crescendo em Seattle no final dos anos 80 para explodirem o grunge ao mainstream no começo dos anos 90, Cobain começou a trabalhar em canções inspiradas por alguns dos titãs do hard rock como AC/DC e LED ZEPPELIN.
Em toda a cena local, pessoas como Mark Arm (vocalista do GREEN RIVER e depois sendo o vocalista/guitarrista do MUDHONEY), falavam sobre o quanto apreciavam a idade da pedra do metal, dizendo uma vez ao site Metal Evolution: “Existem muitas bandas de hard rock antigas que são próximas e queridas em meu coração, como o BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN, mas há uma certa conotação que vem com o metal que eu necessariamente não gosto".
A grosso modo, o grunge veio como algo espremido e sangrado entre o metal e o punk rock, e o NIRVANA foi uma daquelas bandas de Seattle que flertaram e se concentraram mais com o punk. Mesmo assim, Cobain era um fã declarado do METALLICA quando ele atingiu o sucesso.