top of page

Metallica: as músicas que o ex-baixista Jason Newsted ajudou a escrever

  • by Brunelson
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura
ree

Uma das razões pelas quais o METALLICA é capaz de existir em sua forma atual é por causa do ex-baixista, Jason Newsted. 


Embora ele tenha sido tratado como o garoto novo no grupo até o dia em que ele saiu da banda na virada do milênio, o METALLICA nunca teria seguido adiante adequadamente após a morte do baixista Cliff Burton na década de 80. E mesmo que as contribuições de Newsted na composição tenham sido poucas e distantes entre si, alguns dos melhores momentos do seu período no METALLICA vieram dele distorcendo a fórmula usual da banda.


Mas alguém realmente iria discutir com o frontman James Hetfield ou com o baterista Lars Ulrich (únicos membros fundadores do METALLICA) para ficar forçando suas composições para entrar no repertório do grupo? Ainda mais com toda a fama que o METALLICA já tinha e que vinha em constante crescimento?


Hetfield praticamente escreveu um livro de regras sobre como o thrash metal deveria soar, e assim, ficou determinado subjetivamente que Newsted só iria tentar emular o que quer que Hetfield estivesse fazendo na guitarra.


E com o passar do tempo, isso não impediu Newsted de conseguir sua cota de composições, eventualmente vendo a luz do dia em uma clássica música do METALLICA dos anos 80 e como lados-b da época mais comercial da banda nos anos 90. E se você olhar para as 03 músicas que ele ajudou a escrever, é no mínimo uma maravilha como a banda teria soado se eles pegassem mais algumas de suas ideias com frequência.


Mas antes de adentrarmos na década de 90 e enquanto Newsted ainda era o garoto novo na banda quando ele foi gravar seu 1º álbum com o METALLICA, "And Justice For All" (4º disco, 1988), foi ousado da parte deles abrir o álbum com um riff criado por Newsted. Embora o baixista ainda estivesse encontrando sua voz e lugar na banda, o riff da música "Blackened" é METALLICA de cabo a rabo e completo com uma estranha assinatura de tempo que mantém o ouvinte alerta toda vez que o escuta.


Newsted iria apresentar outra ideia quando foram gravar o "Black Album" em 1991 (5º disco). O que se tornaria na canção "My Friend of Misery", funciona muito melhor quando não é estruturado como uma típica música de rock and roll, especialmente quando Newsted consegue se inclinar para trás e tocar aqueles lindos arpejos de baixo no final.


Mas quando o METALLICA entrou no estúdio para criar as músicas dos álbuns "Load" (6º disco, 1996) e "Reload" (7º disco, 1997), teve um momento em que Newsted estava começando a ficar irritado. A banda tinha mais músicas do que eles sabiam o que fazer com elas e ainda assim, em 02 álbuns excessivamente inchados que foram originados da mesma sessão de gravação, eles só tinham espaço para 01 da músicas de Newsted, "Where The Wild Things Are" (7º disco), que parece pertencer a alguma cena sinistra de um filme de terror.


Ainda havia muito espaço para Newsted crescer, mesmo que essas únicas 03 músicas que ele recebeu os créditos, tenham sido criadas em parceria com Hetfield e Ulrich, mas considerando que sua banda paralela, ECHOBRAIN, foi proibida de ser lançada por Hetfield para que não comprometesse a rotina do METALLICA, foi quando o baixista deixou o grupo. 


Newsted pode ter deixado muito dinheiro na mesa quando resolveu sair do METALLICA, mas quando você fica sufocado por tanto tempo, é compreensível quando a minoria dos seres humanos resolve buscar o "ser" em vez do "ter" para ser feliz e ter uma vida saudável.


"Blackened"


"My Friend of Misery"


"Where The Wild Things Are"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page