top of page
  • by Brunelson

Metallica: os 03 solos de guitarra da banda preferidos do guitarrista Kirk Hammett


Poucos guitarristas podem ficar no mesmo nível de Kirk Hammett do METALLICA.


A banda pode ter se formado em 1981, mas eles realmente não atingiram as alturas esperadas até que Hammett apareceu com alguns solos seriamente virtuosos, que influenciariam e inspirariam guitarristas nas próximas décadas.

E quando foi entrevistado há pouco tempo atrás pelo site Louder Sound, Hammett falou sobre o seu tempo inicial com a banda e também escolheu os seus solos favoritos do METALLICA em sua impressionante carreira.

Na época que Hammett se juntou à banda, ele já havia conquistado uma reputação assustadora com o seu grupo anterior, EXODUS, quando uma vaga ficou disponível no METALLICA e havia uma pessoa para preenchê-la.


Essa oportunidade surgiu em maio de 1983, depois que o METALLICA viajou para Rochester, New York, para gravar o seu álbum de estreia, "Kill 'Em All". O então guitarrista principal, Dave Mustaine, estava lutando profusamente com a sua batalha contra o abuso de substâncias e tendências violentas, o que o levou a ser demitido da banda e eventualmente ter formado o MEGADETH.

METALLICA ficou em urgência com a saída de Mustaine, mas eles sabiam que Hammett poderia "consertar" os problemas e telefonaram para ele naquela mesma tarde. A essa altura, Hammett era apenas um garoto de 20 anos de idade que nunca havia saído da Califórnia, mas com determinação, juntou dinheiro suficiente para conseguir o próximo voo para New York para o seu teste de audição com o grupo, que ele passou com louvor.

O vocalista/guitarrista do METALLICA, James Hetfield, mais tarde lembrou: "A 1ª música que tocamos foi 'Seek and Destroy' e Kirk fez este solo e foi como: 'Ok, as coisas vão ficar bem!'"

Desde então, Hammett vem entregando solos matadores em todos os lançamentos do METALLICA, mas entre a miríade de licks diferentes que ele já forneceu, quais são os seus solos favoritos no METALLICA?





Na entrevista, a 1ª canção que ele citou foi "Hero of The Day" (6º disco, "Load", 1996), sobre a qual Hammett comentou: "Muitas pessoas discordariam e não sei por que, mas pra mim, é uma das minhas coisas favoritas que já fiz”. É claro que Hammett não está focado somente no que faz a multidão "viajar", mas no aspecto técnico de se apresentar a eles, o que é uma marca de qualquer músico verdadeiramente sério.

Em 2º lugar no triunvirato de solos clássicos do METALLICA está a música "Fade to Black" (2º disco, "Ride The Lightning", 1984), que desmente a filosofia usual do metal de mais difícil é melhor e mais rápido é sempre mais forte.


Hammett falou sobre esta canção: “Um de uma série de solos que adoro tocar ao vivo porque posso improvisar, mudar tudo e nunca tocar o mesmo solo duas vezes. Eu não sei que porra vou tocar desde o primeiro lick e eu amo isso, e amo saber que estou dançando no fio da navalha e essa é a empolgação pela qual eu vivo".

Completando a lista de solos clássicos, Hammett optou pela sensacional música "One" (4º disco, "And Justice For All", 1988), observando que é uma concepção particularmente estranha para ele: “Lars Ulrich (baterista) me telefonou e disse: ‘Você pode vir aqui no estúdio? Precisamos de um solo numa demo da nova música que estamos fazendo'. Eu me lembro de aparecer no estúdio com a minha guitarra, Lars tocou a canção pra mim algumas vezes e eu toquei um pouco junto. Descobri onde James estava indo e logo disse: 'Ok, preparem para gravar'".

“A próxima coisa que eu me lembro é da minha mão seguindo a progressão de acordes no braço da guitarra e depois que acabou, eu pensei: 'Bom, isso foi meio que uma viagem mesmo!'”

Desde então, se tornou um dos solos mais adorados dos fãs do METALLICA e confirmou o lugar de Hammett nos livros de história do rock'n roll.

Confira os 03 solos favoritos de Kirk Hammett do METALLICA:


"Hero of The Day"


"Fade to Black"


"One"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page