top of page
  • by Brunelson

Metallica: a música que o baterista Lars Ulrich acha difícil de tocar ao vivo


Ao longo da evolução do METALLICA, muitos bateristas competentes, críticos musicais e fãs, consideram os talentos do baterista Lars Ulrich abaixo da média, com boatos de que a própria banda até tentou demiti-lo no final dos anos 80.


E enquanto Ulrich manteve o trem do METALLICA rígido em cada iteração musical, há uma música da banda que ainda o confunde em sua complexidade.

E gostando ou não, a paixão de Ulrich pela música transformou o grupo no rolo compressor cultural e sonoro que é hoje, se tornando um dos maiores na história do rock.

Gravado na fase de luto do grupo com a morte do baixista Cliff Burton, METALLICA fez todos os esforços para o seu novo álbum, "And Justice For All" (4º disco, 1988), procurando criar as músicas mais ambiciosas que jamais fariam. Estando muito mais próximo do metal progressivo do que do thrash metal tradicional, a maioria destas canções ultrapassa os 06 minutos de duração, com cada riff sendo mais desafiador que o outro.


Chutando a porta de entrada, a canção "Blackened" concede o tom para todo o projeto, desde a introdução das guitarras tocadas ao contrário até o início do riff principal em compasso 7/4. Esta seria a primeira contribuição do baixista Jason Newsted para a banda (quase não se ouve o baixo na mixagem final), apresentando também a figura característica das guitarras gêmeas e o compasso complexo em suas músicas.

Embora Ulrich fosse conhecido por tocar incansavelmente a clássica canção "Master of Puppets" ao vivo (3º disco, "Master of Puppets", 1986), ele ainda confessa ter dificuldade em tocar a música "Blackened" nos shows, dizendo uma vez em entrevista: “Você tem que realmente ficar por dentro de todos os inícios, paradas e mudanças de andamento. Sempre espero não estragar tudo”.

A constante mudança de tempos também não foi por acaso.


Ao esculpir os arranjos, a banda muitas vezes juntava riffs dispersos para expressar as suas ideias criando músicas que funcionavam como medleys, apesar de fazerem parte de um tema central.


E embora o METALLICA tivesse estabelecido uma referência sólida para si no final da década de 80, eles sabiam sabiamente que precisavam de orientação ao trabalhar nos próximos álbuns com a década de 90 chegando...


"Blackened"


































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page