top of page
  • by Brunelson

Metallica: qual a música que fala sobre a saída do ex-baixista Jason Newsted?


Os titãs do heavy metal, a banda METALLICA, tiveram uma carreira de proporções míticas e as suas contribuições para o gênero falam por si.


O grupo foi formado em 1981 depois que o baterista dinamarquês, Lars Ulrich, postou um anúncio na revista de Los Angeles, The Recycler, procurando por companheiros de banda que também fossem fãs do metal.

Em pouco tempo, o grupo confirmaria a primeira de suas 02 formações clássicas depois que o guitarrista Dave Mustaine (frontman do MEGADETH) saiu sob uma nuvem de fumaça e foi substituído por Kirk Hammett, onde juntos lançaram o seu disco de estreia em 1983, "Kill 'Em All", que foi rapidamente aclamado como um dos pontos pioneiros no desenvolvimento do thrash metal.


A banda californiana seguiria com o 2º álbum de estúdio, "Ride The Lightning" (1984), que construiria as suas bases viscerais para que o poder implacável desse período inicial atingisse o clímax com o 3º álbum de estúdio, "Master of Puppets" (1986), esse último um dos melhores e maiores álbuns de metal já gravados na história.


No entanto, a tragédia atingiria a banda quando o seu baixista, Cliff Burton, morreria em um acidente no próprio ônibus de turnê quando estavam viajando pela Suécia, que compreensivelmente colocou o METALLICA em um curso completamente diferente.



Após a fase de luto, a banda entrevistou cerca de 40 pessoas para substituir o seu falecido amigo, incluindo o eminente Les Claypool, que viria a ser o vocalista/baixista da banda PRIMUS. Em vez disso, eles selecionaram Jason Newsted que tocava em bandas contemporâneas de thrash metal.

E com a entrada de Newsted no grupo, iniciava-se o período de maior sucesso comercial do METALLICA. Eles lançariam 04 álbuns juntos de 1988 à 1997, antes dele sair da banda em 2001. Nesse ponto, a posição do METALLICA como um dos artistas mais significativos do mundo foi cristalizada.

Dado que o mandato de Newsted como baixista da banda foi extenso e impactante, a sua saída foi polêmica. A sua decisão de sair veio após uma reunião com os outros 03 membros do grupo, quando ele propôs que todos tirassem 01 ano de folga para se concentrarem em seus projetos solo, ou seja, para que ele pudesse se concentrar na sua banda paralela, a ECHOBRAIN. No entanto, os outros membros do METALLICA, principalmente o vocalista/guitarrista, James Hetfield, rejeitaram o seu pedido, então, Newsted optou por sair do METALLICA.

Embora Hetfield pensasse que estava cuidando dos interesses da banda na época, ele logo passou a ver as suas ações como autoritárias e controladoras. Estes sentimentos que o consumiam o levaram a escrever uma música sobre forçar o seu amigo a sair da banda e isto se tornou na canção "All Within My Hands", lançada no muito difamado álbum do grupo, "St. Anger" (8º disco, 2003, foto).

Sendo uma peça extensa, essa música traz o notoriamente som de caixa solta da bateria que simboliza o disco, sendo que você pode ver o que o METALLICA estava tentando fazer no começo deste século atual, que era emular as maiores bandas de metal da época, SLIPKNOT e KORN.

Porém e bem na verdade mesmo, é uma das melhores canções desse álbum e assim como todas as outras músicas desse disco, é reforçada pelos ritmos pulsantes do baixo tocado pelo produtor do mesmo, Bob Rock.

Apesar dos arrependimentos do seu frontman, Jason Newsted sempre manteve exposto a sua felicidade em deixar o METALLICA e a sua escolha permitiu que ele florescesse criativamente. O que mais parece é que são os seus ex-companheiros de banda que lamentaram a sua decisão de sair.

Curiosamente e para finalizar, o baterista Lars Ulrich disse após a saída de Newsted: “O irônico é que o modelo para o que teria sido o METALLICA perfeito na mente de Jason Newsted é o que existe agora. Isso é meio irônico de se pensar... Também é um pouco triste, porque Jason é um cara legal, ele se esforçou muito na banda por muitos anos e em retrospecto, ele nunca foi totalmente aceito na banda. Então, quando ele tentou ir a outro lugar no METALLICA para satisfazer as suas necessidades criativas, foi-lhe dito que não podia. Newsted foi o cordeiro sacrificial para o nosso crescimento espiritual e mental, bem como para o nosso crescimento criativo, e isso foi péssimo, cara... Foi medieval o que aconteceu".


"All Within My Hands"









Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page