top of page
  • by Brunelson

Metallica: a clássica música inspirada liricamente no conto de Peter Pan


Em um mundo da música recheado de apelos comerciais e com várias boy/girl bands no recinto, o METALLICA poderia muito bem ter sido o oposto do mainstream.

À medida que o movimento hair metal começou a atrair atenção significativa em Los Angeles na década de 80, o METALLICA estava pegando outra vertente e as promissoras lendas do metal estavam criando algumas das músicas mais pesadas que se poderia imaginar, lançando álbuns que iam do seu disco de estreia, "Kill 'Em All" (1983), ao 4º álbum de estúdio, "And Justice For All" (1988).


Enquanto eles já haviam começado a tocar em grandes arenas sem uma única música nas rádios (isso é um dos sintomas de uma obra de arte), eles sabiam que precisavam de outro elemento em seu som para se tornarem verdadeiramente massivos.

Procurando emparelhar o seu som com algo muito mais simples, a banda escolheu o produtor Bob Rock para trabalhar em seu próximo álbum de estúdio. Embora Rock possa ter se qualificado para o trabalho, o vocalista/guitarrista, James Hetfield, também queria expandir a sua paleta lírica.

Conhecido por escrever canções e letras pesadas sobre guerras durante a maior parte de sua carreira, Hetfield conseguiu aglutinar o conto de fadas de Peter Pan à musicalidade do METALLICA com a música "Enter Sandman". Quando ele apresentou o riff pela 1ª vez à banda, a letra era muito mais sombria, lidando com a Síndrome da Morte Súbita Infantil, o que Bob Rock achava horrível demais para ser colocada nas rádios e MTV.

Depois de algumas críticas construtivas sobre a letra, Hetfield a levou em uma direção diferente, centrada na ideia em ter pesadelos enquanto dorme. Amarrando o resto da música, a descida de Hetfield em um cenário de pesadelo para crianças termina com a frase: “Estamos indo para Never Never Land”, que é uma citação direta da terra de conto de fadas para onde Peter Pan voa na lendária história infantil.

Embora o cenário de pesadelo possa ter sido o ponto crucial, Hetfield também gostou da ideia de manipulação, dizendo uma vez para a revista Uncut: “Eu queria mais da coisa mental em que esse garoto é manipulado pelo que os adultos dizem. E sabe quando você acorda com aquela merda no olho (remela)? Conforme o conto de fadas, isto supostamente foi colocado lá pelo homem de areia para fazer você sonhar. Então, o cara da música diz isto a esse garotinho e ele enlouquece. Ele não consegue dormir depois disso e funciona da maneira oposta. Em vez de uma coisa reconfortante, a mesa virou".

Embora a banda não estava com intenção de lançar a canção "Enter Sandman" como o single principal do "Black Album" (5º disco, 1991), não iria demorar muito para ela ser identificada como tal e até os dias de hoje mantendo a sua relevância no âmbito mainstream.

Assim como o produtor Bob Rock lembrou no documentário "Classic Albums": “Lars Ulrich (baterista) sabia apenas pelas gravações demo que a canção 'Enter Sandman' era a música principal do disco. Eu realmente não conseguia ouvir isso antes na canção e depois que descartamos a ideia de lançar a música 'Holier Than Thou' como o 1º single do álbum, o riff de abertura da canção 'Enter Sandman' iria atrair toda uma nova faixa etária de fãs do METALLICA, onde a banda agora estava apreciando o foco no hard rock ao invés do metal direto".

A referência a Peter Pan também se tornaria um elemento recorrente na sonoridade do grupo, utilizada novamente em um dos singles do álbum lançado seguinte, "Load" (6º disco, 1996), que foi a música "King Nothing". O acompanhamento é semelhante a da canção "Enter Sandman" e Hetfield repete a frase sobre estar indo para Never Never Land no final da música.

Apesar de toda a mudança no ar durante esta era do METALLICA com o advento do grunge e rock alternativo no início dos anos 90, a banda ainda sabia como escrever músicas que poderiam causar um arrepio na espinha do ouvinte e que ficariam marcadas na história do rock.


"Enter Sandman"





















Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page