top of page
  • by Brunelson

Metallica: a clássica música da banda que surgiu por "acidente"


No início da década de 90, o METALLICA já havia se destacado como uma das bandas de metal mais monumentais a percorrer pelo planeta Terra.

Ao longo dos seus primeiros 04 álbuns de estúdio lançados na década de 80, os fãs do metal tiveram uma experiência sobre como escrever canções de rock dominantes com uma fúria que ninguém jamais tinha ouvido antes. No entanto, assim que a banda entrou na década seguinte, eles sabiam que precisavam dar uma sacudida em seu repertório.

Entrando no estúdio em 1991 para gravar o seu 5º disco, "Black Album", METALLICA escolheu um novo produtor para trabalhar com eles e que foi Bob Rock - o qual iria ficar com a banda até o início dos anos 2000. Até então, tendo trabalhado com artistas e bandas como Bon Jovi e AEROSMITH, Bob Rock foi uma escolha controversa entre os fãs raiz do METALLICA, onde muitos alegam que o produtor transformou o grupo numa forragem para o seu rock ser tocado nas rádios mainstream.

De qualquer maneira, agora a banda estava procurando escrever músicas mais diretas, com o baterista Lars Ulrich afirmando no documentário "Classic Albums": “O objetivo era escrever canções simples comparadas com onde estávamos antes”.

Por mais que os fãs das antigas gritem que o METALLICA se vendeu gravando um disco como o "Black Album", alguns dos melhores riffs lançados nesse disco vieram de jams sessions nas quais a banda vinha trabalhando quando gravaram os álbuns "Master of Puppets" (3º disco, 1986) e "And Justice For All" (4º disco, 1988).

E um desses riffs seria a formatação para uma nova música e que seria lançada no "Black Album", a canção "Sad But True", que foi inicialmente criada em um ritmo muito mais rápido da forma que ficou gravada.

No que diz respeito ao frontman da banda, James Hetfield, essa música precisava ficar mais pesada e para isso, eles desaceleraram o andamento: “Conversamos muito sobre isso porque o riff da canção 'Sad But True' soava muito feliz quando você tentava tocá-lo acelerado, deixando até os vocais muito apressados para cantar”.

Adotando um tom de BLACK SABBATH nas guitarras, a decisão de Hetfield de desacelerar essa música levou a um dos maiores momentos de conversa e reflexão na banda, porém, faltava uma peça no quebra-cabeça e Bob Rock a sugeriu depois de analisar casualmente em uma folha de papel as tonalidades de cada música do METALLICA.

Conversando uma vez com o site da marca de guitarras da Gibson, Bob Rock percebeu que todas as músicas que o METALLICA iria gravar para o "Black Album" estavam na mesma afinação: “Talvez depois de umas 06 músicas em que passei o olho por cima, percebi que todas as canções que eles queriam gravar estavam em afinação E".

O produtor continuou: "Eu apenas perguntei a eles: 'Por que todas as músicas estão afinadas em E?' E eles me responderam: 'Porque é a nota mais grave'. Então eu falei: ‘BLACK SABBATH desafinava para a nota D. Vocês já fizeram isso alguma vez?’ Então, eles desafinaram para afinação em D e a 1ª música que eles foram gravar foi 'Sad But True’”.

A ideia de desafinar para um tom mais grave, também seria usada em outra canção lançada nesse disco, que foi "The God That Failed". Mesmo que o METALLICA fosse conhecido por tocar a maioria de suas músicas na afinação padrão, mudar a afinação dos seus instrumentos se tornaria uma marca da banda daqui em diante, com a maior parte das músicas dos álbuns "Load" (6º disco, 1996) e "Reload" (7º disco, 1997) sendo afinadas somente meio tom abaixo do normal e o álbum "St. Anger" (8º disco, 2003) caindo para a afinação em C.

Embora Bob Rock tenha tido um relacionamento tumultuado com a banda durante o processo inicial de gravação do "Black Album", ele se lembra dessa sugestão de mudar a dinâmica e afinação da banda, concluindo: “Isso foi totalmente por acidente que aconteceu e é por isso que a canção 'Sad But True' ficou dessa forma. Depois de grava-la, o pessoal da banda ficou surpreso positivamente e eles começaram a gostar um pouquinho de mim naquele dia... Acho que a partir daquele dia, eles resolveram até almoçar comigo todos os dias”.


"Sad But True"


























Mais Recentes
Destaques
bottom of page