Metallica: as músicas preferidas de James Hetfield para tocar ao vivo
by Brunelson
há 1 hora
3 min de leitura
Enquanto houver bandas tocando heavy metal, haverá fãs que ficarão sentados por horas a fio discutindo quem eles acham que é a melhor.
Não há uma resposta definitiva e essa batalha travada constante é o que continua a tornar a música tão emocionante. No entanto, quando se trata de se apresentar em um show, somente algumas bandas de heavy metal se destacam tanto quanto o METALLICA.
Dave Grohl tocou no palco para quase todas as grandes bandas que existem. Seja na bateria, na guitarra ou nos vocais, ele se apresentou com nomes como, por exemplo, SOUNDGARDEN, Kurt Cobain e John Paul Jones (baixista do LED ZEPPELIN), mas uma vez em entrevista, ele disse que há uma banda com a qual ele confessou que está desesperado para tocar junto: “Há muitas pessoas com quem eu adoraria tocar junto... Sabe, é divertido tocar com outras pessoas. Tenho minhas bandas de fantasia e estou só esperando o METALLICA telefonar para mim”.
Então, o que há no METALLICA que faz as pessoas serem tão atraídas por eles como uma banda ao vivo?
A 1ª coisa tem que ser o poder que eles têm como uma banda. Não importa qual música eles estejam tocando, a combinação contundente que eles podem produzir se junta em um ambiente ao vivo para entregar uma performance que parece um soco na cara. Combine este som com as luzes, atmosfera e local, e você tem uma combinação para a qual as pessoas vão e voltam para assistir a um show do METALLICA.
Com isso em mente, é interessante que quando perguntaram ao frontman do METALLICA, James Hetfield, quais de suas músicas são as preferidas para tocar ao vivo nos shows, ele escolheu uma de suas canções mais lentas: “‘Nothing Else Matters’ é uma ótima música, quero dizer, é a resposta que ela recebe nos shows e o fato de que ela é muito tranquila e possui aquele clima”.
Não é nenhuma surpresa que a canção "Nothing Else Matters" sempre tenha uma boa reação. Lançada em 1991 no "Black Album" (5º disco), é um dos maiores sucessos do METALLICA, já que fãs do mundo inteiro conhecem quase todas as palavras dessa música e a adoram do começo ao fim. Ironicamente, apesar de ser uma canção tão boa para tocar ao vivo, é sobre sentir a falta de alguém durante uma turnê e querer ficar longe da estrada sobre as quais seus sentimentos são embasados.
“É sobre estar na estrada e sentir falta de alguém em casa, mas foi escrito de tal forma que conectou-se com tantas pessoas que não era apenas sobre 02 pessoas, era sobre uma conexão com seu poder superior e que envolve muitas coisas diferentes”, complementou Hetfield. “Eu me lembro de uma vez ir ao Hells Angels Clubhouse em New York e eles me mostraram um filme que eles tinham montado e que tocava a música 'Nothing Else Matters’. Nossa, aquilo significou muito mais do que eu sentir falta da minha garota, certo?”
Embora a natureza despojada e serena da canção "Nothing Else Matters" possa torná-la uma das preferidas de Hetfield para cantar e tocar ao vivo, ele cita uma série de outras músicas do METALLICA como destaques para tocar nos shows. São canções de vários períodos ao longo da carreira da banda.
Ele finalizou: “Outras canções, quero dizer, eu gosto de tocar ao vivo também a música ‘St Anger’, pois realmente me permite ficar puto e fazer acontecer, o que é muito terapêutico para mim. Cara, eu amo tocar também as canções ‘I Disappear’, ‘No Leaf Clover’ e ‘Jump in The Fire’, que são músicas que nós meio que tiramos da cartola recentemente. Sempre amei tocar também a canção ‘Fuel’ e você sabe, eu gosto de tocar a música ‘Hit The Lights’ também”.