Nirvana: análise de quase todas as canções - "Something in The Way"
by Brunelson
13 de ago.
4 min de leitura
Atualizado: 14 de ago.
Diz a lenda que as letras desse momento silencioso de desolação assombrosa que encerra o álbum "Nevermind" (2º disco, 1991), a canção "Something in The Way", tem algo a ver com Kurt Cobain vivendo sob uma ponte por um período de sua vida.
Não está claro se isso é verdade ou não, com várias declarações de terceiros dizendo uma coisa ou outra, vide entrevistas e documentários por aí a fora. O que pode ser bem provável, é que Cobain passava algumas tardes debaixo dessa ponte em sua cidade natal, Aberdeen (próxima a Seattle), por onde passa o rio Wishkah, com moradores dizendo que ali era um ponto de encontro dos adolescentes da cidade para fumar cigarro ou maconha escondido dos pais.
Diz a lenda também que essa música foi gravada dentro da sala de controle onde o produtor trabalha e faz as gravações, e não na sala dentro do estúdio, devido a sua sonoridade serena e atípica que a banda não estava conseguindo encaixar com todos os instrumentos tocando juntos - fosse pela força bruta do baterista Dave Grohl ou pela confluência sonora que não estava representando a ideia original da canção - com o próprio produtor do álbum "Nevermind", Butch Vig, dizendo que foi a música mais difícil de gravar do disco e já tendo contado essa história várias vezes, o que deve ser provavelmente verdade.
Cobain tocou a música para Vig do seu próprio jeito, na sala de controle, para mostrar como ele queria que ela soasse. O produtor ficou impressionado com a forma que soou essa entrega solo de Cobain e depois de desligar o ar condicionado e os telefones da sala de controle, ele montou os microfones ali mesmo para gravar a canção com apenas Cobain cantando e tocando o seu violão. Isso tornou-se a base da guia, para que Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic adicionassem as suas partes mais tarde. No entanto, ambos ainda tiveram algumas dificuldades com o tempo da música - relativamente lento. Novoselic teve problemas para afinar o seu baixo do mesmo jeito do violão de Cobain, e Grohl foi obrigado a reprimir a sua inclinação natural em bater forte na bateria, a fim de coincidir com o humor suave da música. No último dia das sessões de gravação do disco “Nevermind”, Kirk Canning, um amigo da banda, completou a música com uma linha de violoncelo, e mesmo que a canção foi gravada com sucesso através de muitas tentativas e erros, Canning também teve dificuldade em sintonizar o seu instrumento com o violão de Cobain (ou seja, o violão provavelmente não estava 100% afinado).
Uma música tão simples, mas muito poderosa ao mesmo tempo, com o tom vocal de Cobain realmente nos fisgando e nos fazendo imaginar, como adolescentes comprando esse disco lá em 1991, quem era esse cara que estava cantando direto da alma e coração, e que era tangível de sentir o peso que havia dentro dele através do seu tom vocal. Era apenas 01 dos sintomas que não víamos com frequência naquela época no rock'n roll e denota uma obra de arte pura e sincera...
Sem contar todas essas histórias sobre a composição, origem, gravação e lírica que envolve essa pequena canção, como se não bastasse, a mesma iria entrar no ranking do Spotify em pleno ano de 2022, sendo trilha sonora do novo filme do Batman e atingindo como uma flecha mais uma geração de adolescentes.
E para encerrar, a última novidade que envolve a música "Something in The Way" veio do ex-baixista do QUEENS OF THE STONE AGE, Nick Oliveri, em uma entrevista de 2023. Ele disse que o falecido vocalista do SCREAMING TREES e prolífico artista solo, Mark Lanegan (o de maior currículo solo entre os cantores da era grunge), tinha ajudado com as letras desta canção junto com Cobain.
Oliveri falou em sua entrevista: "Mark Lanegan me disse que escreveu algumas letras da canção 'Something in The Way' junto com Kurt Cobain e que foi lançada no álbum 'Nevermind' do NIRVANA, mas Kurt havia tocado guitarra e feito os backing-vocals no 1º disco solo de Lanegan, 'The Winding Sheet' (1990), então, em vez de serem pagos, eles apenas combinaram o seguinte, com Lanegan dizendo a Kurt: 'Cara, eu adicionei uma letra na sua música e você adicionou as suas partes na minha música. Vamos deixar assim mesmo, um pelo outro, aconteça o que acontecer'".
Oliveri finalizou: "Mal sabia Mark que se ele tivesse ganhado os créditos por sua parte na canção 'Something in The Way', ele iria ganhar muito dinheiro. Eu me lembro dele indignado com ele mesmo sobre isso, dizendo: ‘Ah, se eu tivesse os créditos pela música 'Something in The Way'"...
Confira as resenhas das outras músicas que o site rockinthehead já publicou:
Comentários