top of page
  • by Brunelson

Nirvana: análise de quase todas as canções - "They Hung Him on a Cross"


A música "They Hung Him on a Cross" foi gravada nas sessões de estúdio no Reciprocal Recording, Seattle, nos dias 20 e 28 de agosto de 1989, estúdio esse do produtor Jack Endino. Quando o NIRVANA e o SCREAMING TREES resolveram se juntar para gravar covers de Leadbelly, nasceu a banda THE JURY, incubada e que nunca saiu do estúdio. Kurt Cobain e o vocalista do SCREAMING TREES, Mark Lanegan, eram amigos e depois de passarem uma tarde juntos escutando discos de Leadbelly, resolveram montar esse projeto paralelo chamado THE JURY. O baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, e o baterista original do SCREAMING TREES, Mark Pickerel, complementaram a banda. Nestas sessões foram gravados 04 covers de Leadbelly pela banda THE JURY, além de uma canção de autoria de Mark Lanegan, "Down in The Dark", que contou com a parceria de Kurt Cobain fazendo os backing vocals. Aqui nesse cover de Leadbelly, Kurt Cobain assume os vocais relatando a morte corporal de Jesus Cristo em uma canção que começou como uma música folclórica espiritual da década de 30, chamada "He Never Said a Mumblin''.

Chegando em 1945, esta canção seria regravada e renomeada como "They Hung Him on a Cross" por um dos artistas preferidos de Cobain, o cantor Leadbelly.

Essa música ganharia o seu lançamento oficial no mega box de inéditas, covers e raridades do NIRVANA, "With The Lights Out" (2004), e no livrinho que acompanha esse box, consta o relato do produtor Jack Endino sobre essas gravações que realizou com a banda THE JURY.

Ele deixou escrito: "Kurt Cobain e Mark Lanegan me disseram que iriam escrever algumas músicas juntos, mas quando apareceram no estúdio, eles falaram: 'Bom, tentamos escrever algumas músicas, mas não as gravamos e esquecemos de todas. Em vez disso, tocamos algumas canções de Leadbelly'. Foi apenas uma sessão improvisada, sabe? No final de tudo, eu disse a eles: 'Tenho que escrever alguma coisa no carretel da fita de gravação para identificar. Qual nome eu devo escrever?' E alguém me disse: 'Chame de THE JURY', e todos riram".


Confira as resenhas das outras músicas que o site rockinthehead já publicou:





































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page