top of page
  • by Brunelson

Nirvana: análise de quase todas as canções - "Oh, The Guilt"


Uma sonzeira sem tamanho e uma das melhores músicas do NIRVANA, que infelizmente nunca entrou como figurinha carimbada no setlist dos shows.

A banda vinha de ressaca da turnê exaustiva após o sucesso global que foi o álbum "Nevermind" (2º disco, 1991), na estrada desde agosto de 1991 e encerrando a turnê em fevereiro de 1992 após passar pela Austrália e Japão.

Em março de 1992, o single e videoclipe da música "Come as You Are" foi lançado, sendo que eles ainda iriam lançar os singles e clipes das canções "Lithium" (julho) e "In Bloom" (outubro) em divulgação ao álbum "Nevermind".


Mas antes disso, no dia 07 de abril de 1992, NIRVANA entrou no estúdio do produtor Barrett Jones (o mesmo que viria a produzir o disco homônimo de estreia do FOO FIGHTERS - sim, aquela fita-cassete - e grande amigo de Dave Grohl no decorrer da vida). Este estúdio se chama Laundry Room Studios e se localiza em Seattle.

Nesta sessão de gravação, NIRVANA gravou as músicas "Return of The Rat" (cover da banda WIPERS para um disco tributo), "Curmudgeon" e "Oh, The Guilt". Essas duas últimas são canções que não entraram em nenhum álbum do NIRVANA e "Oh, The Guilt" já vinha sendo tocada em ensaios no mínimo desde antes de janeiro de 1991.

A música, "Oh, The Guilt", foi lançada na época como um single isolado em conjunto com a banda THE JESUS LIZARD (foto).

"Chegamos ao ponto em que podíamos simplesmente criar músicas do nada. Kurt improvisava e tocávamos tão bem que fazíamos uma música ali, na hora. Na 2ª vez que iríamos tocar a canção com os vocais prontos, já gravávamos pra valer e foi o que aconteceu com esses 02 lados-b que gravamos no Laundry Room Studios", deixou escrito o baixista Krist Novoselic no livrinho que acompanha o mega box de inéditas, raridades e covers, "With The Lights Out" (2004).


Porém, uma rápida pesquisa nos mostra que o NIRVANA já tinha tocado essa música num show na Bélgica em novembro de 1991, mas para quem tem ou teve banda, consegue entender o que Novoselic quis dizer. Provavelmente esta canção eles nunca mais haviam tocado e num momento de insight no estúdio em 1992, a faísca deve ter acendido para que de última hora e sem particularidades, eles resolvessem grava-la para ser incluída neste single.

Mas realmente, a gravação dessas 03 músicas retiradas desta session mostra uma banda muito bem azeitada e amanteigada, mais ainda de como já era conhecida pelo seu entrosamento e química musical fluente, natural e orgânica. É nítido perceber que o NIRVANA estava em pleno vapor sonoro, mostrando evolução e confluência.


Outra coisa que chama muita a atenção, é que no livrinho que acompanha esse box, consta 01 foto das anotações da banda feita numa folha timbrada, onde consta o nome dessas 03 músicas e mais o nome de outras 03 faixas que também foram gravadas no Laundry Room Studios.


Essas outras 03 faixas estão com a data de maio de 1992, ou seja, eles retornaram ao estúdio 01 mês depois. Os nomes dessas 03 faixas são: "Dave - Pallet Guns", "What I'm Want" e "Back in Treatment".


Será que algum dia iremos escutar estas faixas inéditas, assim como outras que foram registradas sob nomes estranhos (ainda uma demo) de outras sessões de gravação e que também estão reportadas no livrinho do box "With The Lights Out"?

Para os fãs assíduos do NIRVANA, a música "Oh, The Guilt" já era conhecida em fitas-cassete piratas enquanto andávamos de skate na rua em meados dos anos 90 e seria mais tarde incluída nesse box de 2004.


Confira as resenhas das outras músicas que o site rockinthehead já publicou:


































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page