top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: qual a banda que ele comparou a "cientistas loucos"?


Jimi Hendrix experimentou livremente no palco, usando-o como sua tela enquanto forjava outra obra-prima da vida real.

O maior guitarrista de todos os tempos proporcionou às pessoas experiências inesquecíveis que ainda hoje são superlativamente comentadas, gravando o seu nome na história do rock e na música em geral.


Mas para o deus da guitarra, também existiam artistas, guitarristas e bandas que chamavam muito a sua atenção.


Em 1966, Hendrix chegou a Londres e não conhecia ninguém, mas não demorou muito para a chave da ignição iniciar a sua carreira. Sussurros se espalharam como fogo sobre o seu talento e os shows de repente passaram a ser frequentados por nomes como Eric Clapton, Roger Waters, Paul McCartney e qualquer um que fizesse parte da cena londrina.


Roger Waters (vocalista/baixista do PINK FLOYD) ficou particularmente impressionado com o que viu em Hendrix e mais tarde lembrou-se vividamente da 1ª vez que viu o etéreo americano.



Aconteceu no local chamado London Polytechnic quando Hendrix fez uma aparição improvisada no palco junto com a banda de Eric Clapton, CREAM. Waters relembrou: "No meio do show, eles disseram: 'Gostaríamos de apresentar um amigo nosso' e esse cara apareceu no palco e começou a tocar guitarra com os dentes e numa certa hora, tocando também com a guitarra atrás da cabeça. Me peguei pensado nisso há algum tempo e me lembro que havia entendido mal o nome dele. Eu pensei que ele se chamava Junior Hendrix, mas depois descobri que não era 'Junior', era Jimi Hendrix e aquela era a 1ª vez que ele se apresentava na Inglaterra, no show do CREAM”.


PINK FLOYD havia se formado recentemente nessa época e Waters, de olhos arregalados, estava absolutamente maravilhado com o que vira Jimi Hendrix fazer no palco.

Numa entrevista para a revista britânica Melody Maker em 1970, Hendrix falou sobre os artistas contemporâneos e como os gostos do público evoluíram nos últimos anos: “O termo 'explodir a mente de alguém' é válido. As pessoas gostam de você por explodir as suas mentes com a sua música, então, vamos dar a elas algo que vá explodir as suas mentes".

Hendrix continuou: “Seria uma forma completa de música... Seria uma música realmente sob efeitos de drogas? Sim, concordo que pode ser algo semelhante ao que o PINK FLOYD vem fazendo. Eles não sabem disso, mas pessoas como o pessoal do PINK FLOYD são os cientistas loucos de hoje em dia”.

Os comentários de Hendrix sobre o PINK FLOYD foram além de elogiosos e ele apreciou que eles estavam fazendo algo novo, em vez de repetir o trabalho dos outros. Ambos eram inovadores implacáveis, abertos à experimentação e apesar de suas diferenças, os seus ethos eram notavelmente semelhantes.























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page