top of page

The Who: a música escrita como homenagem ao baixista John Entwistle

  • by Brunelson
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
ree

O falecimento do baixista John Entwistle em 2002 deixou um vazio gigante no THE WHO, um abismo que eles nunca conseguiram preencher desde sua morte. 


Ser o centro das atenções poderia ser uma tarefa impossível, considerando que ele era companheiro de banda do guitarrista Pete Townshend, do vocalista Roger Daltrey e do baterista Keith Moon, no entanto, Entwistle desempenhou um papel sonoro crucial e nada discreto no grupo, sendo considerado por muitos como uns dos melhores baixistas na história do rock'n roll.


Tragicamente, Entwistle faleceu em um quarto de hotel no Estado de Nevada pouco antes do THE WHO começar sua turnê pelos EUA. O baixista tinha 57 anos de idade e sofreu uma parada cardíaca fatal após consumir cocaína com uma dançarina exótica que estava em seu quarto. Apesar de perder um dos seus membros fundadores, o THE WHO cancelou apenas 02 shows daquela turnê e iniciou a mesma apenas alguns dias após a sua morte.


Embora a decisão de cumprir as datas programadas da turnê pudesse ser percebida como um insulto ao legado de Entwistle, eles o fizeram com o apoio total de sua família, que queria que o THE WHO continuasse. Além disso, o cancelamento da turnê os colocariam em dificuldades financeiras, o que sobrecarregaria seu futuro.


Pino Palladino substituiu Entwistle antes mesmo dele ter sido sepultado e durante a noite de abertura da turnê no Holywood Bowl em Los Angeles, Townshend disse à multidão: "Minha missão imediata é concluir essa turnê de bom coração e lembrar de John Entwistle em meus momentos tranquilos e privados".


Ele acrescentou: “É fácil para mim sorrir quando me lembro de John. Eu o amava incondicionalmente e vou me esforçar muito para não cair em nenhuma das minhas mini depressões habituais nessa turnê. Pino Palladino está determinado a aproveitar a música e eu também. Somos músicos, artistas e podemos fazer isso. Não se preocupem, nós temos as ferramentas certas”.


Townshend manteve-se fiel à sua palavra e prestou homenagem a Entwistle durante a turnê, criando a música "Old Red Wine" como uma homenagem ao seu antigo companheiro de banda. O guitarrista escreveu a canção durante a parte de New York da turnê e ela foi eventualmente lançada como uma música bônus na coletânea do THE WHO de 2004, chamada "Then and Now".


Na canção, os antigos colegas de Entwistle celebram os últimos momentos de sua vida no rock ‘n’ roll, enquanto Daltrey canta: “Eles dizem que você se entregou / Enquanto o sol ainda brilhava / Aquela garota linda com você / Estava altamente preparado”.


Enquanto canções dessa natureza são geralmente elogios de partir o coração, a música "Old Red Wine" é um memorial edificante para uma figura que prosperou na via rápida, onde o título da canção é um aceno para seu hábito a beber vinho tinto.


Desde a morte de Entwistle, apenas Daltrey e Townshend permanecem na formação original do THE WHO, portanto, eles são um grupo muito diferente daquele que se estabeleceu na década de 60 e 70 com a formação original completa, mas a dupla está fazendo o melhor que pode para manter vivo o legado de seus amigos falecidos até hoje.


"Old Red Wine"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page