top of page

Beastie Boys: "ter ficado conectado a Adam Yauch todo esse tempo foi como uma bênção e me tornei uma pessoa mais confiante", disse o DJ da banda

  • by Brunelson
  • 12 de out.
  • 8 min de leitura
ree

Confira a matéria e entrevista que a revista Spin realizou com o DJ do BEASTIE BOYS, Mix Master Mike, que foi convidado a entrar no grupo em 1998 e ficou com eles até seu final em 2012.


Ele contou em detalhes como foi a sua entrada na banda e origem da música "Three MC’s and One DJ", uma das várias canções de sucesso do BEASTIE BOYS e que foi lançada no 5º álbum de estúdio, "Hello Nasty" (1998).


Segue:


“Foi preciso muita coragem”, disse Mix Master Mike (nascido Michael Schwartz), relembrando a coragem que foi preciso para telefonar para o BEASTIE BOYS e ter deixado várias mensagens na secretária eletrônica de Adam “MCA” Yauch (vocalista/baixista), sendo que no final dos anos 90 eles eram superestrelas além da estratosfera na indústria musical. 


Mas essas não eram mensagens comuns que ele mandava. Elas exibiam as habilidades de Mix Master Mike como um DJ campeão mundial e mágico em seu instrumento. Na verdade, uma delas foi usada para o single (foto) de 1998 do álbum "Hello Nasty" do BEASTIE BOYS, a música “Three MC’s and One DJ”.


Uma das mensagens dizia: “E aí, Adam, tudo bem? Aqui é Mix Master Mike ligando da cidade de Sacramento. Hmmm... eu estava querendo falar com você, talvez sobre algumas músicas, porque eu tenho algumas merdas aqui para mostrar. Tipo, transformei meu toca-discos para DJ em um pedal de distorção wah-wah. Chamei isso de 'scratch' de ajuste”.


Ouvir os sons inovadores que Mix Master Mike estava fazendo com seus discos de vinil foi tudo o que precisou. Adam Yauch e seus companheiros do BEASTIE BOYS, Michael “Mike D” Diamond (vocalista/baterista) e Adam “Ad-Rock” Horovitz (vocalista/guitarrista), deram as boas-vindas a Mix Master Mike e a canção “Three MC’s and One DJ” acabou sendo o 1º single e canção que eles gravaram juntos. A mesma contou com a produção do colaborador de longa data do BEASTIE BOYS, Mario Caldato Jr., que no início foi o engenheiro de som do álbum do BEASTIE BOYS, "Paul’s Boutique" (2º disco, 1989), e virando produtor da banda a partir do álbum seguinte, "Check Your Head" (3º disco, 1992).


O videoclipe que eles fizeram para a música “Three MC’s and One DJ”, gravado no estilo "guerrilha" no porão sujo da 262 Mott Street, no bairro Little Italy de Manhattan, na cidade natal da banda, New York, sem dúvida marcou o início do relacionamento criativo de Mix Master Mike com o BEASTIE BOYS, que duraria até a morte prematura de Adam Yauch em 2012. 


E assim, a revista Spin conversou com Mix Master Mike para relembrar dessa música que deu início a tudo.


O DJ começou falando: "Foi gerada pelas mensagens telefônicas que deixei para Yauch, certo? Esse foi o começo da música. Quando eles me chamaram para fazer um teste, eu estava fazendo todos esses truques no estúdio e os caras da banda estavam reunidos em volta da cabine onde eu estava tocando. Eu estava fazendo todo tipo de merda e todo mundo estava me observando. Mario Caldato Jr., Mike D, Adam Yauch e Adam Horovitz estavam lá, e eu estava apenas deslumbrando tudo o que sabia na frente deles. Nós nem estávamos gravando, eu só comecei a fazer algumas merdas ali para que eles pudessem me entender e ver o que eles tinham na sua frente. Então, eu comecei a arranhar o vinil sozinho, sem música nenhuma acompanhando, e eles começaram a surtar. Eles diziam: 'Mas que porra é essa? Você está arranhando o vinil e parece uma coisa percussiva'. Então eu parei e falei pra eles: 'Vocês deveriam fazer uma música rap sob essa merda aqui que estou fazendo. Seria uma loucura do caralho!'"


"Foi quando a lâmpada acendeu - na verdade, a lâmpada explodiu - e eles me falaram: 'Ok, já voltamos'. Então, os 03 BEASTIE BOYS desapareceram. Eles entraram em um carro e começaram a dirigir por Manhattan e pensar em ideias musicais e letras. Depois de 02 horas, enquanto eu estava no estúdio vendo o produtor Mario Caldato Jr. trabalhando em algumas coisas para o disco 'Hello Nasty', eles voltaram e falaram: 'Ok, estamos prontos'. Eu e Mario nos olhamos e tipo: 'Puta merda. Ok, então'".


"Tudo ficou pronto muito rápido, tipo, levou umas 05 horas apenas. Mario começou apenas gravando as minhas partes e depois estávamos pegando todas as melhores partes que eu tinha feito. Foi quando Mario a transformou em música. Eu lembro de ter dito a ele: 'Por que você não faz um loop de todas essas minhas partes? Ou só me faz tocar tudo e direto por uns 02 minutos'. Não houve realmente nenhuma edição, era só Mario gravando os meus scratchs e pedindo para continuar".


"Então, conseguimos chegar na faixa-guia. Quando os caras do BEASTIE BOYS entraram, depois que eu tinha terminado as minhas partes com Mario, a canção já estava pronta, então, eles foram para a cabine de gravação e começaram a fazer o rap deles. Eu e Mario estávamos olhando um para o outro, tipo: 'Meu caralho!'"


"Todos eles já tinham os versos prontos para cantar e simplesmente fizeram tudo perfeitamente. Tudo foi perfeito. Eles realmente se empenharam e transformaram aquilo tudo em uma música. Especialmente nesse ponto, eles eram profissionais mesmo, sabe? Sabíamos que o nosso comprometimento com a maestria estava em pleno vigor".


"Não tive tempo para pensar muito na hora, sabe? Era mais pura empolgação. Era mais como criar as coisas e ficar pensando: 'Ok, como podemos melhorar isso? Como podemos continuar desenvolvendo essa ideia?' Eu me lembro de estar escutando muito a banda RUN-DMC nessa época e foi o que realmente acendeu uma chama em mim. Eu pensei: 'Como posso fazer minha própria versão disso?' Simplesmente tudo se encaixou e me lembro de ter pensado: 'Estamos fazendo uma versão totalmente avançada disso, mas do nosso jeito'. Havia muita empolgação na hora, sabe?"


"Dias depois, quando eu já tinha retornado para minha casa em Los Angeles, eu peguei um avião novamente para New York na noite anterior à filmagem do videoclipe. Estávamos pensando sobre toda aquela filmagem que acabou saindo no clipe. Quando eu ainda estava em Los Angeles, comecei a conversar com minha empresária: 'Eu não posso simplesmente entrar vestido assim (normal) para a filmagem do clipe. Preciso de algo extra'. Eu precisava fazer algo ou levar algo comigo, então, fomos até a loja de adereços da 20th Century Fox e eu falei para o vendedor: 'Me dê um traje espacial ou algo que eu possa me vestir'. Eu e minha empresária ficamos um bom tempo tentando entender o que poderíamos fazer, tipo: 'O que vai ficar na mente das pessoas?' Foi quando eu falei: 'Me dê um jetpack (propulsor a jato)'. Foi exatamente o jetpack usado no filme, Enemy Mine, com os atores Dennis Quaid e Louis Gossett Jr. Nós realmente o alugamos e foi a coisa perfeita".


"Quando eu o vesti, pensei na hora: 'Cara, isso vai ser incrível'. Até hoje, acho que os caras do BEASTIE BOYS não tinham ideia de que seria tão incrível. Ainda me lembro de despachar aquele jetpack no aeroporto, porque tivemos problemas em entrar com aquilo no avião. Os seguranças do aeroporto definitivamente estavam me questionando sobre aquele jetpack. Tivemos que coloca-lo 02 vezes na esteira de raio-x para eles analisarem e aprovarem. Os seguranças me perguntavam: 'Sr. Schwartz, para que serve isso?' E eu respondi: 'Ah, estou só filmando um vídeo. Ele só está servindo como um adereço'. Então, houve uma situação inteira para ser resolvida no aeroporto junto com outros funcionários superiores. Eles me diziam: 'Sr. Schwartz, nunca vimos algo assim. Parece mais uma bomba em formato de jetpack'. Mas no final das contas, conseguimos a liberação e passamos".


"E foi minha empresária que me deu aquele macacão da NASA feito para usar com o jetpack, então, meu figurino estava pronto. Aterrissamos em New York, fomos dormir naquela noite, acordei e eu me vesti. Eu estava pronto para fazer aquilo. Coloquei o macacão e caminhei todo uniformizado e com o jetpack nas costas pelas ruas de New York até o local onde iríamos filmar o vídeo. Quando cheguei no estúdio, me peguei pensando: 'Caralho, vamos fazer uma filmagem no estilo 'guerrilha', porque só tinha 06 pessoas para fazer aquele clipe (nós 04 e 02 cinegrafistas). Eu e minha empresária chegamos lá, descemos as escadas e os caras do BEASTIE BOYS já estavam todos lá. Eu entrei com meu jetpack nas costas e uniforme da NASA, e eles se entreolharam, tipo: 'Meu Deus'. Eu sabia que naquela hora eles estavam, tipo: 'Sim, nós escolhemos o nosso cara. Esse cara vai se encaixar perfeitamente'. Eles estavam todos se cumprimentando com high-fives".


"Foi quando Yauch falou: 'Ok, você vai começar na cafeteria'. E eu disse: 'Mas onde fica a porra dessa cafeteria?' A cafeteria ficava na esquina da rua do estúdio e ele me disse que eu tinha que andar até lá e voltar caminhando novamente. Eu fiz isso pelo menos umas 06 vezes, sabe? Lembro que depois da 6ª ou 7ª vez, Yauch me puxou para o lado e me perguntou: 'Cara, como você está?' Ele estava apenas me checando, pra ver se estava tudo bem comigo, e eu lhe disse: 'Vamos continuar!' Lembro de ter que beber alguns cafés na cafeteria para ficar em alerta. Fizemos 10 filmagens diferentes e demorou cerca de 04 horas, mas o engraçado é que eles acabaram escolhendo a 1ª filmagem que fizemos. O videoclipe mostrou que não nos escondemos atrás de teatralidade de produção. Tínhamos tudo lá e é o que você realmente vê. Tudo o que precisávamos estava lá. E todos aqueles efeitos que tirei do meu toca-discos, era só eu e nenhuma outra produção".


"Todo dia tem gente marcando meu nome nessa música pelas redes sociais. É muito louco, cara. Às vezes eu fico até enjoado disso, tipo: 'Ah, não, de novo, de novo e de novo estão me marcando nas redes sociais'. Mas ao mesmo tempo sou grato por isso. Fico feliz que esta canção tenha um lugar especial no coração de todos e tenho muito orgulho dela, mas toda vez que sou marcado nas redes sociais a essa música, eu penso: 'Ok, lá vamos nós de novo'. Sou marcado nela todo dia, cara. Mas eu diria que essa música me tornou um nome conhecido. Ela meio que me marcou mentalmente para as pessoas da maneira correta".


"Sabe, em relação à morte de Adam Yauch, durante minha vida eu passo por muitas ondas de sentimentos e penso nele, dia sim, dia não. Eu passo por lembranças em que começo a entrar em meus sentimentos e penso no que seria se ele ainda estivesse por aqui, o que estaria acontecendo agora se ele ainda estivesse aqui e o quanto estaríamos criando juntos. Eu ainda faria parte do BEASTIE BOYS e acho que eles ainda estariam fazendo ótimas músicas. Teríamos álbuns e mais álbuns de estúdio, novas músicas e mais videoclipes. E por causa deles, eu me tornei mais 'perigoso' como artista quando se trata de criar, sendo mais intuitivo e explorar mais as coisas".


"Penso que ter ficado conectado a Adam Yauch todo esse tempo foi como uma bênção, como uma lição e como tudo, sabe o que quero dizer? Quero agradecer a ele pela oportunidade e dizer que aprecio que ele tenha confiado totalmente em mim. Yauch raramente teve que me dizer o que fazer durante todo o tempo que fiquei com o BEASTIE BOYS. Ele simplesmente sabia. Ele sempre me dizia: 'Mike, faça o que você sabe fazer'. De uma forma estranha, ele era meio que um fã meu e das coisas que eu fazia e ele era incrível! Ele me fez sentir confiante e ainda mais agora na minha idade atual com 54 anos. Sabe, sou tão 'rebelde' no que quero fazer e sinto que exalo mais confiança. Tenho total confiança em mim mesmo e meu poder de intenção está muito mais ampliado agora. O que quer que eu pense e o que eu queira, eu vou conseguir. Até que as rodas caiam, eu vou alcançar a grandeza".


“Three MC’s and One DJ”








Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page