top of page

Mike McCready: quando escolheu a música definitiva do Pearl Jam

  • by Brunelson
  • 16 de jul.
  • 5 min de leitura
ree

É impossível para qualquer músico medir a qualidade exata do seu trabalho. 


Claro, existem os dados brutos de vendas que estatisticamente dizem o que está vendendo mais, mas como cada música é como sua prole, não há como restringir isso a apenas uma ótima melodia. 


E no que diz respeito a Mike McCready, guitarrista do PEARL JAM, cada coisa que fez da sua banda uma das melhores na história do rock'n roll pode ser encontrada na clássica canção e que fez o grupo ficar conhecido no mundo inteiro, "Alive" (1º disco, "Ten", 1991).


Mas se as pessoas só conhecem o PEARL JAM pelo sucesso do álbum "Ten", isso não é necessariamente o quadro completo do que eles representam. Apesar de toda as ótimas músicas em seu disco de estreia, o mesmo tem sido controverso entre todos os membros do grupo, com o vocalista Eddie Vedder achando que foi produzido demais para seu gosto para soar exatamente como a banda é ao vivo em um show - além de ser o álbum do PEARL JAM que ele já disse em entrevista que não escuta mais.


Embora o disco "Ten" possa ser o equivalente a olhar fotos de bebês hoje em dia, toda a magia está lá na música "Alive". Sendo uma das primeiras letras que Vedder escreveu logo depois de um dia de surfe, a música se tornou a 1ª demo que o guitarrista Stone Gossard ouviu quando recebeu por terceiros aquela fita-cassete instrumental em que Vedder tinha gravado seus vocais em cima, para que ele fosse aprovado pelos membros do PEARL JAM.


E outra principal razão pela qual a canção funciona fora da sua mensagem, é o solo de guitarra de McCready. A maioria dos puristas do grunge (bandas ou fãs) não estavam preocupados em arrasar em um solo virtuoso de guitarra, mas McCready estava mais do que disposto a flexionar seus golpes de blues e culminando em um dos maiores solos da década.


Enquanto outra clássica música também lançada no disco de estreia, "Even Flow", ficou em 2º lugar para o guitarrista, ele sabia que algo mágico acontece sempre que Gossard dá o pontapé inicial naquele riff de abertura da canção "Alive" nos shows, dizendo uma vez em entrevista: “É o nosso clássico. Uma música com a qual as pessoas se identificam. É um hino e eu sei que os outros caras da banda provavelmente não diriam isso, mas é o que eu penso sobre essa música e é o que eu ouvi as pessoas me dizerem. A canção 'Alive' encapsula o lirismo, a musicalidade e o sentimento dessa banda”.


Isso nem quer dizer que seja a melhor performance de qualquer uma que o grupo já fez, vide como ficou as gravações de estúdio das músicas "Rearviewmirror" (2º disco, "Versus", 1993), "In My Tree", "Present Tense" (ambas do 4º disco, "No Code", 1996) ou "Nothing as it Seems" (6º disco, "Binaural", 2000), onde todas são arrebatadoras, independente de qual instrumento ou vocal você queira destacar, sendo nessa última citada conseguindo colocar McCready ao nível de um deus da guitarra, como David Gilmour do PINK FLOYD.


Mas querendo ou não, a canção "Alive" ainda é o maior sinônimo do que a maioria das pessoas pensam quando ouvem o nome PEARL JAM em uma roda de conversa ou quando escutam outra música da banda tocando nas rádios.


"Alive"


























































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page