top of page
  • by Brunelson

Jeff Beck: "Jimi Hendrix me disse que tinha 'roubado' de mim um lick de guitarra para a sua música"


Antes da chegada de um desconhecido Jimi Hendrix a Londres em 1966, Jeff Beck era um dos guitarristas mais respeitados da cidade.


No entanto, agora havia um novo guitarrista na área e quando Hendrix começou a fazer barulho, Beck ficou compreensivelmente curioso, mas nada poderia tê-lo preparado para o que estava prestes a testemunhar.

Beck já havia provado a sua qualidade de estrela com o THE YARDBIRDS antes de Hendrix ir para Londres e naquele momento, Beck estava prestes a iniciar a sua carreira solo em um novo capítulo de sua carreira. Embora o temperamento de Beck tenha lhe causado problemas em seu ofício e levado à sua saída do THE YARDBIRDS, o seu talento nunca esteve em dúvida.


Houve empolgação com o seu próximo passo, que acabou sendo a formação do The Jeff Beck Group, depois que ele lançou um par de singles solo em 1966, mas com o surgimento surpresa de Jimi Hendrix tomando Londres de assalto, Beck já não era mais a maior estrela esperada da capital.

Não demorou muito para que Hendrix se tornasse uma sensação através da extinta propaganda do "boca-a-boca" e depois de ouvir elogios sobre essa nova importação, Beck se sentiu compelido a ver o motivo de todo esse alarde por conta própria. Beck ficaria maravilhado com o espetáculo que Hendrix concedeu quando viu um show dele pela 1ª vez e a partir dali, os dois começaram uma grande amizade.

Mais tarde numa entrevista, Beck contou como a sua namorada lhe falou sobre um tal de Jimi Hendrix e o fez ir a um de seus shows: “Então, eu fui ver Jimi Hendrix no clube Blazes e foi simplesmente inacreditável. Foi como uma bomba explodindo no lugar certo”.


Ele acrescentou: “Eu comecei a ver os seus shows quando podia e ficaria sabendo que ele já falava de mim antes de nos conhecermos, o que eu não conseguia acreditar... Uma vez, eu lhe perguntei: 'O que é esse lick de guitarra que você toca em tal música?' e Hendrix me respondeu: 'Eu roubei isso de uma canção sua'. Agora eu me pegava pensando que aquilo era incrível e poderíamos conversar sobre música agora. Ele não é apenas uma força intocável e agora eu também posso obter alguma inspiração dele".

Enquanto a maioria dos artistas ficariam com raiva porque a sua música havia sido "roubada", Beck era diferente do resto. Em vez disso, ele ficou honrado por Hendrix estar ciente do seu trabalho e o ato de plágio apenas o deixou mais orgulhoso.

Em vez de ficar com ciúmes da habilidade sobrenatural de Hendrix, Beck tentou passar o máximo de tempo possível em sua companhia porque o achava muito inspirador. A admissão do "roubo" de Hendrix apenas o tornou ainda mais querido por Beck e permitiu que eles conversassem livremente em igualdade de condições como grandes músicos que eram.

























Mais Recentes
Destaques
bottom of page