• by Brunelson

Jimi Hendrix: relembrando 1ª turnê e show em 1966


Quando Jimi Hendrix chegou pela primeira vez à Europa em 1966, não demorou muito para que essa importação americana fosse logo tudo o que todos sempre quiseram.

O nome na boca de todos era Jimi Hendrix e ele rapidamente se tornou o assunto do mundo musical, absorvendo cada redator de coluna e leitor dos veículos de comunicação. Passou-se apenas 01 semana após a formação da sua banda e quando eles iniciaram um curto período de encontros amigáveis na França, o 1º show da banda foi um triunfo.

Jimi Hendrix foi para o território europeu após um encontro casual num clube noturno em New York, onde as suas habilidades emocionaram Linda Keith, a então namorada de Keith Richards do ROLLING STONES. O guitarrista recomendou Jimi Hendrix ao baixista da banda THE ANIMALS, Chas Chandler, que imediatamente se ofereceu para ser o seu empresário e abrindo as portas para a história ser contada.

Em 24 de setembro de 1966, Jimi Hendrix aceitou a oferta do baixista do THE ANIMALS e mudou-se para Londres, onde assinaria um contrato de gestão e produção com ele e o empresário do THE ANIMALS, Michael Jeffery. Chandler imediatamente começou a recrutar membros para uma banda que tiraria o melhor proveito da habilidade insana de Jimi Hendrix.

Hendrix conheceu o baixista (até então guitarrista) Noel Redding num teste de audição, onde o conhecimento de Redding sobre as progressões de acordes no blues impressionou Jimi Hendrix. Após uma reunião, Redding concordou em tocar baixo na nova banda de Hendrix. O baterista Mitch Mitchell foi o próximo recruta de Chandler que ele contratou através de um amigo em comum e a banda de Jimi Hendrix estava perfeitamente formada.

Assim que a formação foi concluída, Chandler usou os seus contatos para conseguir uma série de shows fora da Grã-Bretanha, onde eles poderiam estrear nos palcos e aprimorar as suas habilidades sem os olhos curiosos da imprensa.

Eles embarcaram para a França para um conjunto de 04 datas.

O 1º show da nova banda de Jimi Hendrix aconteceu na cidade francesa de Évreux, antes de seguirem para Nancy e Villerupt, completando a corrida em estilo enfático na capital Paris.

Estes shows na França foram o bastante para todos aqueles que viram as performances, mostrando o poder de um artista no comando de uma banda.

O setlist ainda permanece desconhecido deste 1º show, no entanto, pelo que os membros do público disseram, é claro que Jimi Hendrix levou ao ar o seu primeiro single, "Hey Joe". Eles também encantaram as multidões com um cover maravilhoso de "Killing Floor" de Howlin’ Wolf, uma música que se tornaria um dos pilares nos shows de Jimi Hendrix.

O objetivo desta pequena turnê era do grupo encontrar o seu groove e descobrir se havia alguma química palpável por trás daquele power trio, que, é claro, eles logo descobriram que tinham a confluência em sua massa sonora e logo surpresos que se tornariam conquistadores do mundo em questão de meses.


* Jimi Hendrix: a carta manuscrita antes da fama para o seu pai em 1966

Confira abaixo uma breve filmagem de Jimi Hendrix saindo e conhecendo pessoas nesta sua 1ª turnê europeia em 1966:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques