top of page
  • by Brunelson

Neil Young: quem é a garota da música "Cinnamon Girl"?


Sem o álbum de 1969 de Neil Young, "Everybody Knows This is Nowhere" (2º disco), o surgimento da música grunge no início dos anos 90 poderia nunca ter ocorrido.


Neste álbum, Young adotou uma afinação de guitarra única conhecida como double drop D, onde as cordas E agudas e graves foram afinadas em D. Junto com o uso de distorção substancial, Young desempenhou um papel fundamental ao inaugurar um som cru, poderoso e que seria uma revolução sonora.

Há algumas canções que foram compostas num devaneio febril, com os pensamentos do artista enredados em uma névoa misteriosa, mas cativante de um delírio induzido pela doença. Surpreendentemente, este foi o cenário exato para o disco e também para uma canção lançada nesse álbum chamada "Cinnamon Girl". Young estava no meio de uma batalha contra uma gripe quando elaborou as letras, o que explica alguns de seus versos desconcertantes.


"Cinnamon Girl" serve como música de abertura do disco "Everybody Knows This is Nowhere". Este álbum marcou a parceria inicial com sua banda de apoio, a CRAZY HORSE, com a qual ele uniu forças após testemunhar uma apresentação de um grupo chamado THE ROCKETS no Clube Whiskey a Go Go em Hollywood. Lá, ele recrutou 03 músicos dessa banda: Danny Whitten na guitarra, Billy Talbot no baixo e Ralph Molina na bateria.

Criar música com esse grupo resolveu o problema de overdub excessivo que havia definido o 1º álbum de Young em sua gravação final, já que sua sinergia natural permitiu um processo de gravação predominantemente ao vivo aqui nesse 2º disco. Em particular, a parceria musical de Young com Whitten floresceu, no entanto, Whitten cairia no vício em heroína, acabando por ser totalmente consumido pela droga e que o levaria à sua dispensa da CRAZY HORSE e logo no seu falecimento em 1972.

A influência de Whitten moldou significativamente o som do álbum "Everybody Knows This is Nowhere". São suas harmonias crescentes que enfeitam a canção "Cinnamon Girl", proporcionando um contraste perfeito com a robustez da música alcançada pela afinação em double drop D.

E focando apenas nas letras, o mistério em torno de sua musa só cresce à medida que a música avança.

Especulações sugeriram na época que esta canção poderia fazer referência a Pamela Courson, namorada de Jim Morrison e sua fonte de inspiração, por que ela estava presente na cena naquela época e era famosa por ter cabelos cor de canela, no entanto, Young rejeitou essa ideia em uma entrevista, levando os fãs a considerarem sua então esposa, Susan Acevedo, como uma possível musa.

No encarte da coletânea de Neil Young, "Decade" (1977), ele afirmou: “Escrevi isso para uma garota da cidade que ficava na calçada da rua tocando vários pratos de percussão... Foi difícil explicar para a minha esposa depois”.


Uma análise mais detalhada da escolha das palavras de Young no 1ª verso, mostra que, se não se tratava de sua esposa, era sem dúvida sobre alguém que chamou sua atenção. Ele canta: “Eu quero viver com uma garota canela / Eu poderia ser feliz o resto da minha vida com uma garota canela”. No 2º verso, sua fixação poética fica mais evidente: “Um sonhador de fotos que corro à noite / Você nos vê juntos perseguindo o luar / Minha garota canela”.

Nos 3º e 4º versos, a mentalidade febril de Young transparece em seu uso de vocabulário abstrato: “Papai me mandou dinheiro agora / Eu vou conseguir de alguma forma / Eu preciso de outra chance / Você vê, sua garota adora dançar".

Embora existam outras declarações de Neil Young em entrevistas insinuando quem é a verdadeira "cinnamon girl", sabemos que esse é um tempero do rock que muitos artistas gostam de brincar com a mídia, contando histórias diferentes sobre um mesmo assunto.


Independentemente disso, também serve como uma homenagem à completa espontaneidade artística de composição. Young essencialmente permitiu que seus instintos o guiassem, resultando em letras que eram ao mesmo tempo mistificadoras e surreais.


Ele resumiu um momento em que estava totalmente imerso no processo criativo em seu estado febril, embora a música possa ter sido inspirada por várias musas da vida de Young...


"Cinnamon Girl"


























Mais Recentes
Destaques
bottom of page