top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 4



4) Banda: HOLE

Disco: "Live Through This" (2º álbum, 1994)


O disco "Live Through This" é o som de Courtney Love se despedaçando.

O 2º álbum de sua banda é uma reflexão sobre co-dependência, maternidade e feminismo, que encontrou a vocalista vulcânica afirmando que ela era mais uma heroína da cultura popular do que a vilã que tinha sido fotografada anteriormente.

É claro que o momento foi insuspeito e trágico: a estreia desse disco foi divulgada apenas alguns dias depois que o corpo do seu marido, Kurt Cobain, havia sido encontrado na casa deles em Seattle. O título de "Live Through This" pareceu uma profecia quando Love foi subitamente colocada no papel de uma celebridade viúva.


Além de contar com os back-vocais de Cobain em algumas músicas nesse disco.

Ainda assim, mesmo antes da terrível perda de Cobain, Love tinha algo a provar e com este álbum ela foi além. Love brinca com a sua imagem pública na música “Plump”, brinca com a cena grunge na canção “Rock Star”, aborda a depressão pós-parto na música "I Think That I Would Die" e é brutalmente honesta sobre a insegurança do seu relacionamento na canção "Doll Parts".

Carregar tudo isso foi a química de Love, com a sua voz se agitando caoticamente da vulnerabilidade feminina, aos gritos guturais e que gelam o sangue, os quais parecem que estão sendo arrancados das profundezas do seu estômago.

Depois de lamentar tanto por Kurt Cobain, quanto pela baixista Kristen Pfaff - que viria a falecer por uma overdose de heroína 03 meses após o seu lançamento - Love se viu na estrada para uma polêmica turnê. Ela sabia o impacto que o álbum poderia ter e partiu para se estabelecer como uma ícone por si só.

“Eu gostaria de pensar que não estou recebendo o voto de simpatia e a única maneira de fazer isso é provar que, o que eu tenho é real”, disse Love à revista Rolling Stone em 1994. “Esse é o objetivo do disco 'Live Through This'".


ps: com todo o respeito, da onde que esse disco do HOLE fica na frente de álbuns do NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS e SOUNDGARDEN? (citando somente alguns discos)


"Plump"


Confira também:















































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page