top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 16



16) Banda: MELVINS

Disco: "Houdini" (5º álbum, 1993)


Tal era a estranheza dos anos 90 pós-Nevermind, que uma banda tão intransigente quanto o MELVINS - que estava saindo de uma "meia-hora" de sucesso no mainstream - podia estar sendo contratada pela mesma gravadora de Phil Collins e Bette Midler, que foi a Atlantic Records.

Amigos de longa data de Kurt Cobain, a banda o trouxe para ajudar a coproduzir este 5º álbum do MELVINS. Apesar de ter participado de algumas gravações, a colaboração estava longe de ser proveitosa: “Infelizmente, Cobain não estava em condições de produzir nada”, disse o vocalista/guitarrista, Buzz Osborne, ao site The Stranger em 2012.

O disco "Houdini" contou com algumas das mais fortes músicas aerodinâmicas até hoje, incluindo a abertura do álbum com a canção “Hooch”, um riff festeiro absurdamente pesado e improvavelmente cativante, com letras consistindo inteiramente de sílabas sem sentido.

Destaques também para a roqueira música, “Night Goat”, refeita depois de aparecer num single em 1992, ao cover monolítico da esquisitice do KISS, “Goin' Bind”, que deixou o peso leve da versão original na poeira.

Mas havia muito espaço também para outras esquisitices patenteadas da banda, como nas imensas músicas "Hag Me" e "Spread Eagle Beagle", além do solo de bateria para encerrar de Dale Crover - que gravava demos com Kurt Cobain na adolescência e teria algumas músicas gravadas com ele na bateria que foram lançadas no álbum "Bleach" do NIRVANA (1º disco, 1989).

Buzz Osborne concluiu na mesma entrevista: "Eu tive pessoas dizendo isso pra mim nos últimos 20 anos, tipo: 'Deve ser bom estar fora de uma grande gravadora onde você não tem eles dizendo a você o que fazer e todas as coisas desse tipo'. A minha resposta é sempre a mesma: 'Você ouviu os álbuns que gravamos para eles? (risos). Se isso é intromissão da gravadora, então, ela foi muito bem'".


"Hooch"


Confira também:


































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page