top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 23


Soundgarden


23) Banda: SOUNDGARDEN

Disco: "Ultramega OK" (1º álbum, 1988)


Quando o SOUNDGARDEN gravou a canção “All Your Lies” para a coletânea da Sub Pop em 1986, "Deep Six", a música era uma explosão de guitarra bagunçada e irritante (ambas no bom sentido), mostrando um garoto Chris Cornell no início dos seus rosnados.


O álbum de estreia do SOUNDGARDEN e indicado ao Grammy, "Ultramega OK", apresentou um destruidor punk metal com ritmos mais rápidos do que iria se tornar o som do grupo anos mais tarde, além de um ataque vocal cortante.


“Nós estávamos inclassificáveis”, disse Chris Cornell numa entrevista pouco antes de sua morte, “mas não estávamos conscientes sobre composições, então, não estávamos fabricando nada”.


Esta sensibilidade agressiva e despreocupada ressoa no olhar malicioso do álbum, com a influênca do LED ZEPPELIN na música “Flower”, a pesada canção “Incessant Mace”, a locomotiva música “Mood For Trouble” e a apocalíptica canção “Beyond The Wheel”, na qual Cornell estica as suas cordas vocais através de três oitavas, com o guitarrista Kim Thayil, o baterista Matt Cameron e o baixista original Hiro Yamamoto, fazendo os seus instrumentos vibrarem.


"Eu estava tentando aumentar a minha intensidade vocal na música 'Beyond The Wheel'", disse Cornell quando foi entrevistado pela última vez à revista Rolling Stone. “Eu me lembro de pensar: 'Isso vai ficar parecendo uma espécie de truque de estúdio, onde as pessoas vão pensar que estou as enganando cantando em três oitavas...' Eu estava pensando em coisas do tipo e em última análise, tornou-se uma daquelas músicas onde nunca poderia ser um single das rádios, primeiro porque foi um álbum gravado e lançado independentemente, mas mesmo assim é uma canção que as pessoas sempre reagem nos shows como se fosse uma música de sucesso das rádios".

"Beyond The Wheel"

Confira também:























Mais Recentes
Destaques
bottom of page