top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 22


Green River, Malfunkshun, Melvins, Skin Yard, Soundgarden, The U-Men


22) Disco: "Deep Six" (coletânea de 1986 com as bandas GREEN RIVER, MALFUNKSHUN, MELVINS, SKIN YARD, SOUNDGARDEN e THE U-MEN)


Folheie as páginas da turma de calouros do anuário do grunge de Seattle - também conhecido como o livreto que acompanhou a coletânea "Deep Six" de 1986 - e você verá fotos verídicas de Buzz Osborne (vocalista/guitarrista do MELVINS) revirando os olhos enquanto finca uma picareta na sua guitarra.


Chris Cornell (vocalista/guitarrista do SOUNDGARDEN) sem camisa, canalizando Iggy Pop.


E Andy Wood (vocalista do MALFUNKSHUN), "assaltando" a cena no melhor estilo da banda NEW YORK DOLLS.


Esta coletânea obrigatória do grunge é um documento inestimável de onde tudo começou. O disco - que não foi lançado pela Sup Pop - saiu pelo selo C/Z de Seattle, reunindo as bandas seminais da cidade esmeralda e pioneiros do que viria a se tornar "grunge" anos depois, com o SOUNDGARDEN, MELVINS, GREEN RIVER, SKIN YARD, THE U-MEN e MALFUNKSHUN.


Só lembrando o que todos já sabem, que do GREEN RIVER iria se ramificar o MUDHONEY e MOTHER LOVE BONE (depois no PEARL JAM). A banda SKIN YARD que era do guitarrista Jack Endino (que seria o produtor de muita dessas bandas nos seus primeiros dias). E o MALFUNKSHUN que era o grupo primário de Andy Wood, antes do MOTHER LOVE BONE.


As gravações são cruas e pesadas, com destaques para a música “All Your Lies” do SOUNDGARDEN, a furiosa canção “Blessing The Operation” do MELVINS e a música “10.000 Things” do GREEN RIVER - mas a vitalidade orgânica do álbum também é parte do seu charme.


Este é basicamente um ultra-som do grunge ainda no útero.


Quando o MELVINS prestou homenagem a Chris Cornell naquele evento tributo em janeiro de 2019, eles incluíram na apresentação uma das canções que o MALFUNKSHUN havia gravado para a coletânea "Deep Six", que foi a música "With Yo' Heart”, o que foi ostensivamente um aceno à influência de Wood sobre Cornell e a cena como um todo.


"A coletânea 'Deep Six' foi realmente importante para nós", disse recentemente o baterista do GREEN RIVER, Alex Shumway, para a revista Rolling Stone. “Foi a primeira vez que fomos num estúdio de verdade, sabe? Tinha aquela sensação alucinante e era como se todas as bandas que estavam gravando para o disco se tornassem famosas ou coisa do tipo..."

"With Yo' Heart" (MALFUNKSHUN)

Confira também:




























Mais Recentes
Destaques
bottom of page