top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 47


The U-Men

47) Banda: THE U-MEN

Disco: "Step on a Bug" (1º álbum, 1988)


A banda THE U-MEN saiu do mesmo submundo de Seattle que deu origem ao grunge, mas o quarteto era mais para o lado de grupos e artistas como PERE UBU e CAPTAIN BEEFHEART, do que para PEARL JAM e SOUNDGARDEN.


Um dos melhores shows da cidade aconteceu em meados dos anos 80, quando THE U-MEN lançou uma série de singles e EP's de 7 polegadas, dando origem mais tarde ao disco "Step on a Bug" - seu único álbum de estúdio com 30 minutos de riffs irregulares, ritmos discordantes e a voz de John Bigley.


Os vocais covardes de Bigley em canções como “2x4” e “Flea Circus”, são escutados nas primeiras demos do NIRVANA - em músicas como “Beeswax” e “Hairspray Queen” - onde o lamento de Kurt Cobain, como o de Bigley, muda de gritos guturais para resmungos pós-nasais verso a verso.


Cobain havia dito em suas últimas entrevistas de 1994, para o jornalista Narduwar: “Eu classificaria a banda THE U-MEN como rock art. Clássico rock artístico”.


O grupo impactou não apenas as bandas emergentes do grunge da época, mas também grupos de noise rock do Texas, como SCRATCH ACID e BUTTHOLE SURFERS. O primeiro se transformou depois na banda JESUS LIZARD, enquanto o segundo gravou a música “The O-Men” como um tributo.


Mark Arm, vocalista/guitarrista do MUDHONEY, escreveu nas notas de uma recente retrospectiva da Sub Pop, que após o lançamento do disco "Step on a Bug": "O pessoal do THE U-MEN ficaram cada vez mais desencantados com a direção que o underground de Seattle estava seguindo e encerraram as atividades em 1989. THE U-MEN não tinha nada a ver com grunge. Eles eram a sua própria coisa única e eu os amava e ainda sinto saudade deles”.


"Flea Circus"

Confira também:




Mais Recentes
Destaques
bottom of page