top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 18



18) Banda: MAD SEASON

Disco: "Above" (1º álbum, 1995)


O clima musical cinzento de Seattle em meados da década de 90, levou a numerosas performances únicas e supergrupos de diferentes níveis de fama.  Apesar de apenas gravarem um único álbum de estúdio em 1995 chamado "Above" (em 1997 chegaram a entrar novamente em estúdio para um 2º disco, mas devido a saúde debilitada do vocalista Layne Staley, o álbum foi arquivado), a banda MAD SEASON cimentou o seu próprio forte legado, apresentando o vocalista do ALICE IN CHAINS, o guitarrista do PEARL JAM (Mike McCready), o baterista do SCREAMING TREES (Barrett Martin) e o baixista John Baker Saunders. Nas palavras do próprio McCready em entrevista para a revista Guitar World em 1995, o grupo era um conjunto de: “Algumas coisas de jazz, alguns blues e alguns rocks de arena”. A banda se formou como uma experiência de terapia musical, pois McCready e Saunders se conheceram na clínica de reabilitação por abuso de drogas e álcool, recrutando um ao outro como forma de se manterem sóbrios. Foi também a intenção do guitarrista referente aos problemas com drogas de Layne Staley, para ajudar o seu amigo de longa data.  "Todo esse projeto nunca teria começado se eu não estivesse limpo das drogas", disse McCready nesta mesma entrevista. “Nós gravamos este álbum rapidamente, porque não havia muita bagagem de nossas bandas individuais que queríamos incluir no som, sabe? Nós estávamos indo ao estúdio para criar músicas novas, num ambiente real e livre”. Os vocais íntimos de Staley (único álbum de sua carreira onde as letras são 100% de sua autoria), misturados a sonoridade singular dos outros três integrantes, fornecem ao disco "Above" a sensação de um perfeito híbrido do ALICE IN CHAINS com o PEARL JAM - embora floresça como uma nova espécie impedindo que soe pesado o tempo todo, como ao solo de saxofone na música "Long Gone Day" e no solo de violão na canção "I'm Above".

Na verdade, escutando o disco na sua íntegra, ele soa mais como um mantra...

Só lembrando que o vocalista Mark Lanegan faz participações especiais nestas duas músicas citadas acima (e nos shows também). 

Quando a banda se reuniu em 1997 para gravar o 2º disco, algumas canções tiveram a gravação instrumental finalizada, faltando somente gravar os vocais de Layne Staley para incluir (o que nunca aconteceu), onde 03 canções viram a luz do dia quando o MAD SEASON relançou o disco "Above" em 2013, com Mark Lanegan "emprestando" o seu poderoso vocal para finalizá-las. Foram elas: "Locomotive", "Black Book of Fear" e "Slip Away".


"Long Gone Day"


Confira também:































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page