top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 32


Smashing Pumpkins


32) Banda: SMASHING PUMPKINS

Disco: "Gish" (1º álbum, 1991)


Em dezembro de 1990, quando o recém-formado SMASHING PUMPKINS se reuniu para gravar este álbum de estréia no estúdio de gravação do produtor Butch Vig (que viria a produzir o disco "Nevermind" do NIRVANA), no Estado de Wisconsin, ninguém esperava que as sessões fossem extenuantes.


O frontman Billy Corgan levou a sua jovem banda à beira do crime, passando horas examinando cada detalhe - desde a afinação dos instrumentos até mesmo tocando a maior parte de cada instrumento.


"Eu nunca poderia fazer aquilo de novo", lembrou a baixista D’arcy Wretzky em entrevista para a MTV em 1995. Ela complementou: “Eu não sei como nós sobrevivemos naquelas sessões”.


O álbum "Gish" apresentou 10 músicas densas e elaboradas que mostrou a ambição musical da banda - desde a intensidade de canções como "Siva” e “Tristessa”, até o acúmulo sutil e surreal de um dos singles do disco, a música “Rhinoceros”.


"Eu estava tentando dizer muitas coisas que realmente não podia falar de uma maneira indescritível e indizível", disse Corgan à MTV. "Então, eu era capaz de fazer isso com a música, mas não acho que eu fosse capaz de fazer isso com palavras".


Embora fossem uma banda de Chicago, SMASHING PUMPKINS logo se alinhariam com a cena grunge de Seattle.


SOUNDGARDEN - em particular Chris Cornell - recomendaria o grupo para o diretor Cameron Crowe, com intuito de incluir a banda na trilha sonora do filme "Singles - Vida de Solteiro" (1992), depois que os 02 grupos fizeram um show juntos tornando oficial o seu status honorário de grunge.

"Siva"

Confira também:











Mais Recentes
Destaques
bottom of page