top of page
  • by Brunelson

Ramones: quem é Sheena, a punk rocker?


Sheena, A Rainha da Selva, foi uma heroína dos quadrinhos, a 1ª personagem feminina dos gibis a ganhar destaque e ganhar uma revistinha com o seu próprio nome - antes mesmo da Mulher Maravilha. Como uma órfã que aprendeu a sobreviver sozinha na selva, as suas aventuras fizeram dela uma das mulheres mais folclóricas da Marvel.

E em 1977, ela também seria imortalizada em uma das músicas mais conhecidas dos RAMONES, "Sheena is a Punk Rocker" (3º disco, "Rocket to Russia").


Não seria a 1ª vez que Sheena invadiria a cultura pop mainstream com uma referência musical, já tendo sido citada por Bruce Springsteen antes, além de ser creditada principalmente por influenciar a personalidade de palco e o nome de Tina Turner, com Ike Turner escolhendo “Tina” porque rimava com Sheena.

Ainda assim, a ode dos RAMONES a ela é de longe a mais popular, remetendo a um surf rock distinto que só os RAMONES sabiam fazer com as suas pitadas de rockabilly - já disseram que o verdadeiro punk rock só os RAMONES faziam, já que eles criaram o punk rock e traziam o rockabilly dançante em várias de suas músicas.


Tudo também era um som adjacente às bandas de cantoras dos anos 60 que o vocalista Joey Ramone adorava.

A canção "Sheena is a Punk Rocker" se tornaria figurinha carimbada nos shows dos RAMONES e ganhando destaque por fazer parte da trilha sonora do filme, O Cemitério Maldito (1989), baseado no livro do autor Stephen King. A sua premissa era que o punk rock atrairia a selvagem Sheena, aquela que empunhava facas, trazendo a garota da selva à vida civil por meio dos clubes noturnos de New York.

“Pra mim”, disse Joey Ramone, “‘Sheena is a Punk Rocker’ foi a 1ª música surf punk rock de rebelião adolescente. Combinei Sheena, a Rainha da Selva, com a primazia do punk rock. Então, Sheena é trazida para os dias modernos”, com Joey citando uma parte das letras que a resgata das selvas: “Mas ela simplesmente não poderia ficar / Ela teve que fugir / Bem, a cidade de New York realmente tem tudo”.

“Foi engraçado, porque todas as garotas de New York começaram a mudar os seus nomes para Sheena depois disso. Todo mundo era uma Sheena. Existem poucas áreas em New York que não foram tocadas pelo legado dessa música, sabe? Já que todos nós da banda nascemos e morávamos em New York durante a maior parte de nossas vidas", finalizou Joey Ramone.

Dada a sua produção lendária, o fato de ter tido homenagens dedicadas espalhadas por toda a cidade não é nenhuma surpresa, onde a banda até ganharia um nome de uma rua em sua homenagem no bairro Forest Hills em New York.

O gancho melódico persistente e cativante dessa música, combinado com a sua referência direta ao punk rock e abraçada ao rockabilly dançante com os seus vocais de fundo, fez com que ela fosse constantemente regravada por outras bandas e artistas.


Foi a mistura perfeita da rebelião dos RAMONES, envolvendo a sua marca distinta do punk rock com uma heroína dos gibis que era tão estranha no mundo dos quadrinhos, que apenas os RAMONES poderiam atraí-la em evidência.



"Sheena is a Punk Rocker"





















Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page