• by Brunelson

Ramones: qual a banda que inspirou a clássica canção "Blitzkrieg Bop"?


RAMONES, a 1ª banda punk rock do mundo com a sua vestimenta clássica, líderes de um movimento que as pessoas pensavam serem de uma gangue, que gostavam de cheirar cola nas letras de suas músicas e que se tornava a antítese da música pop.

Essa pode ser a imagem comum dessa lendária banda punk rock do bairro Queens em New York, mas o vocalista do grupo, Joey Ramone, era um grande fã de música popular, especialmente dos grupos pop femininos produzidos por Phil Spector no início dos anos 60.

Isso tudo para dizer que nunca houve nada precioso sobre o que poderia ou não influenciar a música dos RAMONES, especialmente nos primeiros dias de banda.

Já o baixista Dee Dee Ramone favoreceu realidades de rua corajosas como uso de drogas e prostituição masculina, mas mesmo ele teria abordagens mais emocionais em músicas como "Listen to My Heart" (1º disco, "Ramones", 1976).


E foi o baterista Tommy Ramone quem teve o maior apreço pela música comercial, comprovado por contribuir com a única canção de amor do 1º álbum da banda, "I Wanna Be Your Boyfriend".

Quando Tommy se sentou para compor uma outra música para esse disco de estreia e que seria o cartão de assinatura da banda, a histórica canção "Blitzkrieg Bop", o seu ponto de partida foi que ele queria uma música com um canto/grito de guerra no início.


De onde ele tirou essa ideia?


Da banda escocesa BAY CITY ROLLERS e do seu então hit nº 1 nas paradas, a música "Saturday Night".

“Houve um grande sucesso do BAY CITY ROLLERS na época chamado 'Saturday Night', que era uma música tipo canto, sabe?”, Tommy Ramone explicou pouco antes de sua morte em 2014. “Então, eu pensei que seria divertido fazer algo assim para os RAMONES e de alguma forma eu vim com a frase ‘Hey! Ho! Let's go!'"

Ele finalizou: "Eu só gostava do termo porque zombava de Mick Jagger cantando a versão do ROLLING STONES da canção 'Walking The Dog', onde ele diz: 'High, low, tippy toe' e todos nós costumávamos brincar com isso e cantávamos no lugar 'Hey! Ho! Let's go'"


"Blitzkrieg Bop"


* Ramones: confira a resenha do 1º álbum da banda que está no livrinho que acompanha o disco

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques