top of page
  • by Brunelson

Ramones: quando criaram uma música de Natal prevendo o fim da banda


Várias bandas e artistas de diversos gêneros já escreveram músicas sobre o Natal e dentre eles, você pode adicionar Joey Ramone a essa lista de compositores.

O vocalista dos RAMONES foi criado em uma família judia, mas descobriu desde cedo uma apreciação pela época do Natal - tanto na cultura quanto na música. Um fervoroso fã dos discos do produtor/lunático Phil Spector, sem dúvida nenhuma que Joey Ramone derramou o seu amor e se inspirou em grupos femininos que o produtor angariava, como THE RONETTES e THE CRYSTALS e que preencheriam a sua lista de artistas preferidos.

Já com os RAMONES, Joey conseguiu inserir uma referência ao Natal nas letras da música "Danny Says" (5º disco, "End of The Century", 1980, produzido por Spector) e quase 01 década depois, os RAMONES decidiram criar a sua própria música de Natal quando gravaram a canção "Merry Christmas" (11º disco, "Brain Drain", 1989).


Música esta que encerra o álbum, criando uma mensagem muito subjetiva...

Em uma subversão típica de amor e alegria que envolve o Natal, a música "Merry Christmas" é um som de separação justapondo a felicidade da época do Natal com as frias e duras realidades de um relacionamento familiar caótico escondido atrás da imagem do Natal.


Contextualizando as letras desta canção, os RAMONES estavam no último suspiro de sua carreira, tentando desde 1976 ser abraçado de vez pelo mainstream e não obtendo avanço. Era um momento de baixa por percorrer toda a década de 80 e sempre batendo a cabeça no muro, o que ainda levaria a saída por conta própria do baixista Dee Dee Ramone da banda no final das gravações desse álbum - membro fundador e principal compositor e letrista dos RAMONES.

Mas seria com o lançamento do disco "Brain Drain" - com a grande catapulta que foi o filme e a música "Pet Sematary" - que os RAMONES finalmente cairiam no mainstream e toda a sua luta e persistência seria recompensada.


"Merry Christmas"


コメント


Mais Recentes
Destaques
bottom of page