• by Brunelson

Ramones: relembrando icônico show que gerou o disco "It's Alive"


“Acho que o nosso auge, nosso maior momento, foi aquele show de véspera de Ano Novo de 1977 a 1978. Acho que é o nosso melhor momento como banda” - Johnny Ramone (guitarrista dos RAMONES).

No auge do movimento punk rock, quando os RAMONES cruzaram mais 01 vez o Atlântico para subir ao palco do Rainbow Theatre, em Londres, eles encantaram a multidão sedenta por diversão punk enquanto a banda avançava em um show de véspera de Ano Novo que entraria para a história.

Para um fã de punk rock na época, só havia um lugar para estar naquele dia, no Rainbow Theatre, onde 3 mil pessoas se amontoaram para criar uma massa de corpos agitados em reverência a seus 04 heróis: Joey (vocalista), Dee Dee (baixista), Tommy (baterista) e Johnny entregando uma de suas performances mais febris de sua carreira movida a jato.

Foi um setlist de clássicas impulsionado por uma lista incrível de artistas ingleses presentes apoiando os americanos de New York, vendo os RAMONES no topo do seu jogo, tanto que a banda gravaria profissionalmente este show em áudio e vídeo, se tornando no 1º disco ao vivo dos RAMONES.

Esse disco se chama "It's Alive" e o nome veio de um filme de terror americano de mesmo título e logo se tornou conhecido como um dos maiores discos de rock and roll ao vivo de todos os tempos. Para a nossa sorte, a coisa toda não foi apenas capturada em disco, mas também em vídeo, que teve o seu lançamento oficial no DVD dos RAMONES que mostra uma videografia de performances ao vivo em ordem cronológica de toda a sua carreira, além de vários bônus como este show de Ano Novo.

RAMONES está em sua melhor forma, entregando um rolo compressor de energia punk rock em cada nota saltitante, certificando-se de que eles eram certamente membros da realeza do rock and roll.

Embora este show tenha ocorrido no final do ano mais glorioso do punk rock, 1977, o disco "It’s Alive" não chegaria às lojas até 1979, quase 01 ano e meio após o evento. Ele foi lançado como um LP duplo e ofereceu um quadro perfeito da energia furiosa dos RAMONES. Eles tocaram uma série de sucessos dos seus 03 álbuns de estúdio lançados até então, incluindo as clássicas músicas "Blitzkrieg Bop", "Pinhead", "Rockaway Beach", "Sheena is a Punk Rocker" e mais um monte de canções - 28 ao total.

O empresário da banda, Danny Fields, viu aquela noite como o apogeu dos RAMONES. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele havia dito: “Este show foi 01 ano e meio depois da 1ª visita dos RAMONES a Londres onde haviam deixado a sua marca influenciando e fazendo surgir todas aquelas bandas punk rock britânicas, mas agora eles estavam retornando sendo a atração principal num show na véspera de Ano Novo de 1977. Eles tiveram que deixar os EUA para obter o grande público que estavam conseguindo na Europa. 'It's Alive', o disco que foi gravado naquela noite, não tem prazo de validade, foi gravado sem intervalos entre as músicas e sem afinação. Não lhes dê tempo para pensar, pois não havia tempo para fazer nada além de estarem tocando naquele momento e do jeito que foi”.

Essa noite extraordinária é o auge não apenas dos RAMONES, mas possivelmente de todo o movimento punk. Eles podem ter sido o lado americano do punk rock agitado, mas Londres os tratou como se fossem um dos seus e Joey, Johnny, Tommy e Dee Dee, retribuíram enfaticamente encenando o show de suas carreiras. É uma lição para todos os aspirantes a músico sobre como fazer um show de 0 a 100 em um simples “1-2-3-4!”

Confira o vídeo editado deste lendário show dos RAMONES e o setlist completo mais abaixo:


Setlist:


1. Rockaway Beach

2. Teenage Lobotomy

3. Blitzkrieg Bop

4. I Wanna Be Well

5. Glad to See You Go

6. Gimme Gimme Shock Treatment

7. You're Gonna Kill That Girl

8. I Don't Care

9. Sheena is a Punk Rocker

10. Havana Affair

11. Commando

12. Here Today Gone Tomorrow

13. Surfin' Bird

14. Cretin Hop

15. Listen to My Heart

16. California Sun

17. I Don't Wanna Walk Around With You

18. Pinhead


Encore Break


19. Do You Wanna Dance

20. Chain Saw

21. Today Your Love Tomorrow The World


Encore Break 2


22. Now I Wanna Be a Good Boy

23. Judy is a Punk

24. Suzy is a Headbanger

25. Let's Dance


Encore Break 3


26. Oh Oh I Love Her So

27. Now I Wanna Sniff Some Glue

28. We're a Happy Family

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques